-Publicidade-

Covid-19: Oxford afirma que sua vacina é 76% eficaz por três meses após uma dose

As conclusões do estudo ainda serão analisadas pela comunidade científica
Oxford afirma que sua vacina é 76% eficaz por três meses após uma dose
Oxford afirma que sua vacina é 76% eficaz por três meses após uma dose | Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela AstraZeneca tem 76% de eficácia contra infecções sintomáticas durante três meses após uma única dose, e a eficácia aumenta quando a segunda dose é dada mais tarde, mostrou um estudo divulgado nesta terça-feira, 2. As conclusões do estudo, que ainda não foi analisado pela comunidade científica, endossam a decisão do Reino Unido de aumentar o intervalo entre a dose inicial e a de reforço para 12 semanas.

Os resultados, coletados de testes no Reino Unido, do Brasil e da África do Sul, indicaram que alguma proteção foi obtida depois de uma dose e que as respostas imunológicas foram reforçadas com um intervalo maior até a segunda dose entre participantes de 18 a 55 anos. “A eficácia da vacina após uma única dose padrão do imunizante entre os dias 22 e o 90º pós-vacinação foi de 76%, e análises modeladas indicaram que a proteção não diminuiu durante esse período inicial de três meses”, informaram acadêmicos de Oxford.

De acordo com o estudo, a eficácia da vacina foi de 82,4% com 12 semanas, ou mais, até a segunda dose — ela foi de 54,9% quando a dose de reforço foi administrada menos de seis semanas após a primeira dose.

Leia também: “Vacina da Oxford: Brasil terá 34 milhões de doses até março”

Com informações da Agência Brasil

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.
R$ 19,90 por mês