-Publicidade-

Portugal desaconselha uso da vacina da Oxford para idosos com mais de 65 anos

A posição portuguesa fortalece o coro de países europeus que expressaram reservas a respeito da eficácia do imunizante
Portugal desaconselha uso da vacina da Oxford para idosos com mais de 65 anos
Portugal desaconselha uso da vacina da Oxford para idosos com mais de 65 anos | Foto: Luis Lima Jr/FotoArena/Estadão Conteúdo

O Ministério da Saúde de Portugal anunciou nesta segunda-feira, 8, que a vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica anglo-sueca AstraZeneca não deve ser administrada em adultos com mais de 65 anos, levantando dúvidas sobre o uso do fármaco em idosos. A posição portuguesa fortalece o coro de países europeus que expressaram reservas a respeito de sua eficácia acima dessa faixa etária. As reservas foram manifestadas pela primeira vez na Alemanha, no fim de janeiro.

Apesar do posicionamento, a pasta esclareceu que a vacinação de uma pessoa de 65 anos ou mais não deverá ser adiada se a vacina da AstraZeneca for a única disponível. Portugal já registrou 765.414 casos de coronavírus e 14.158 mortes. A apreensão em torno do uso do imunizante da AstraZeneca em idosos se deve ao fato de alguns países considerarem estatisticamente baixo o número de voluntários nessa faixa etária que foram testados. No entanto, ao liberar o uso emergencial da fórmula, a Agência Europeia de Medicamentos, a reguladora da União Europeia, não fez reservas ao uso da vacina nesse grupo de pessoas.

Alemanha, França, Áustria e Noruega dizem que só a administrarão a vacina da AstraZeneca a pessoas com menos de 65 anos; a Polônia a limitará a pessoas com menos de 60 anos; e a Espanha e a Itália a pessoas com menos de 55 anos.

Leia também: “A vacina e o vexame”, artigo de Paula Leal publicado na Edição 44 da Revista Oeste

Com informações de O Globo

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.
R$ 19,90 por mês