Covid-19: Fake news no Reino Unido provoca incêndios de antenas 5G

Os boatos espalhados afirmam que implantação das antenas de última geração viola o sistema imunológico das pessoas facilitando a disseminação do vírus.
-Publicidade-

Boatos dizem que implantação das antenas de última geração viola o sistema imunológico das pessoas, facilitando disseminação do vírus

Nova geração de rede de internet móvel, que promete aos usuários cobertura mais ampla e eficiente
Foto: PixBay
-Publicidade-

Nos últimos dias, a nova geração da rede de internet móvel tem sido alvo de vários ataques no Reino Unido por pessoas que argumentam que essa tecnologia está por trás da pandemia de coronavírus.

Entre as fake news que circulam em torno da covid-19, uma das mais poderosas é a de que o coronavírus poderia ser propagado pela rede 5G de internet móvel.

O principal argumento por trás dessa desinformação, que apresenta diversas variantes, é que, de alguma forma, a implantação das antenas de última geração viola o sistema imunológico das pessoas, permitindo a disseminação da covid-19, de acordo com informações da Rádio França Internacional.

Nas redes sociais, o boato culminou no incêndio proposital de antenas da nova rede de internet móvel 5G nas cidades de Birmingham, Liverpool, Melling e Belfast.

O diretor-médico da agência governamental Health in England, Sptephen Powis, disse que o que aconteceu é resultado do “pior tipo de notícia falsa”, referindo-se a fake news como “lixo completo e absoluto”.

A ideia de que o 5G teria disseminado o vírus em todo o mundo é uma teoria do cientista Thomas Cowan, que a sustenta através da seguinte reflexão: o vírus está se propagando fortemente na Ásia e no Ocidente, mas muito pouco na África, continente mal servido pela tecnologia 5G.

Nenhum estudo científico comprova que as ondas sejam um vetor de transmissão do vírus. Esse mesmo cientista também diz que, em 1918, a disseminação da gripe espanhola se deu por meio de ondas de rádio, outra fake news, desta vez histórica.

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

1 comentário

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site