Covid-19: genoma do vírus pode ser indício de origem em laboratório

Além de improvável, sequência também potencializa transmissibilidade e letalidade do vírus
-Publicidade-
Foto: Fernando Zhiminaicela/Pixabay
Foto: Fernando Zhiminaicela/Pixabay

Em artigo publicado no último domingo, 6, no Wall Street Journal, dois cientistas norte-americanos defenderam a origem em laboratório do coronavírus Sars-CoV-2 como a hipótese mais provável para seu surgimento. De acordo com Richard Muller, professor no campus de Berkeley da Universidade da Califórnia, e Stephen Quay, CEO da empresa biofarmacêutica Atossa Therapeutics, uma combinação na sequência genética do vírus nunca havia sido encontrada na natureza e é comumente usada em laboratório.

Leia também: “Laboratório de Wuhan que pesquisa coronavírus teve equipe hospitalizada em novembro de 2019”

-Publicidade-

Essa combinação do genoma viral é a CGG-CGG. Além de improvável, cientistas a usam para criar um marcador de origem laboratorial. Os pesquisadores afirmaram que a sequência também potencializa a transmissibilidade e a letalidade do vírus.

“Os defensores da origem zoonótica devem explicar por que o novo coronavírus, quando sofreu mutação ou recombinação, escolheu sua combinação menos provável, o CGG duplo”, escreveram. “Por que ele replicou a escolha que os pesquisadores de ganho de função do laboratório teriam feito?”

Telegram
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.
-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site