Desde o início deste mês, cinco planetas do Sistema Solar (Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno) estão visíveis ao mesmo tempo. Agora, na madrugada desta sexta-feira, 24, observadores do mundo inteiro terão a melhor oportunidade para ver o raro “alinhamento” quíntuplo.
Segundo a AccuWeather, empresa especializada em previsões meteorológicas, os planetas são brilhantes o suficiente para serem vistos a olho nu. Também nesta sexta-feira, a Lua crescente estará alinhada aos astros, brilhando entre Vênus e Marte. O melhor horário para ver os cinco planetas e a Lua é 30 minutos antes do nascer do Sol.
A Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa) informou que a Lua se juntará à “dança dos planetas” nos próximos dois dias. Mercúrio, que era o planeta mais difícil de ser observado até então, também poderá ser visto — pelo menos até que os raios solares dificultem o flagra.
Esse fenômeno raro não ocorre desde dezembro de 2004, e, neste ano, a distância entre Mercúrio e Saturno será menor, escreveu a revista Sky & Telescope. Outro evento do tipo acontecerá apenas em 2040.
Não é preciso nenhum equipamento especial para assistir à “dança dos planetas”. Basta ter uma visão limpa do horizonte.
Leia também: “Óvnis invadem o Senado!”, artigo de Dagomir Marquezi publicado na Edição 116 da Revista Oeste