De olho no 5G, China ameaça asfixiar a economia da Suécia

O Partido Comunista mandou avisar que empresas do país ocidental estão na mira do regime de Xi Jinping
-Publicidade-
O secretário-geral do PCC, Xi Jinping
O secretário-geral do PCC, Xi Jinping | Foto: Divulgação/Creative Commons

Na terça-feira 11, o Partido Comunista da China (PCC) avisou o governo da Suécia: caso não permita que o gigante de tecnologia Huawei participe do leilão do 5G, vai impôr sanções econômicas a empresas com negócios no país asiático. O alvo maior, porém, é a Ericsson, uma das principais rivais dos chineses no mercado. Receoso das possíveis sanções, o presidente-executivo da Ericsson tem articulado perante as autoridades suecas a entrada dos chineses no processo de leilão, segundo a mídia estrangeira. Também estaria na mira o maior acionista da Ericsson, o Investor AB, cujos proprietários têm tratativas vantajosas em várias partes do mundo, incluindo na Ásia, o que teria pressionado ainda mais a alta cúpula da Ericsson a agir.

Em outubro do ano passado, a Suécia juntou-se a outros países e baniu equipamentos de comunicação da Huawei, acusada de espionar consumidores a mando do PCC. Os Estados Unidos, o Reino Unido e outras nações já impediram o avanço da extrema esquerda no território tecnológico. No mês que vem, o Brasil vai realizar o certame da tecnologia de quinta geração. Contudo, ainda não está confirmado se os comunistas poderão participar. O ex-chanceler Ernesto Araújo garante que há no Senado um lobby pró-China. A Suécia não seria o único país a sofrer sanções econômicas. O PCC já puniu várias companhias australianas depois de o governo daquele país proibir a Huawei e exigir investigações sobre a origem do coronavírus.

Leia também: “O jogo do gigante”, reportagem publicada na Edição 58 da Revista Oeste

-Publicidade-

Com informações do jornal Global Times e do Valor Econômico

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

8 comentários

  1. Não entendi. A Ericsson rival montou um gabinete do lobby pro Huawei? Não faz muito sentido.

    A China tem que pagar pelo que está fazendo no mundo. Não só a pandemia, mas tb toda instabilidade provocada por ela em função da sanha expansionista.

    1. Você não está só. Nem eu também entendi mas enfim, como esse mundo anda meio louco fica até difícil de saber quem são os malucos, se eles ou nós.

      1. O Ocidente precisa se insurgir, de maneira pacífica , contra a China. Alguém aí em cima , foi bem claro quanto aos países e suas empresas: “O barato sai caro”… O mundo não pode ficar refém dos Chinesrs. As economias estão destruidas por causa deles e nossa também por quere r produtos barato. Teremos que escolher quem queremos ser. Produzimos comida( eles também dependem disso), podemos produzir muito além disso.

    2. Possivelmente a Ericson tem fabricas na China, e com um possivel boicote, eles podem ficar sem equipamentos para fornecer e honrar contratos.

      Eu acho bem feito, que o mundo aprenda com isso.

      Os próprios paises se desindustrializaram ao redor do mundo e colocaram tudo na mão da China. Agora estão na mão deles. Barato que esta saindo bem caro.

  2. Implantado o 5G a China terá acesso à informações secretas sobre economia, forças armadas, empresas, nos países em que conseguir entrar. As operadoras de TV à cabo no Brasil estão usando equipamentos da Huawei e já estão dependentes da tecnologia chinesa.

  3. Temos que ser implacáveis com os adversários, inclusive essa gente esquizofrênica que ainda acha que tem poder. O desaparelhamento do estado é iminente.
    Só com a atuação aberta das FFAA se obterá êxito, a se observar a situação de vpnfrontamento, essa CPI, a cooptação do Senado por orcrims, a necessidade do estado impedir o estado dentro do estado, vom comando público, dentro das comunidades, a inversão de valores, a desconstrução de um governo legítimo.

  4. O texto que fala sobre Ericsson defender a Huawei não ficou tão claro sobre o motivo disso, visto que é rival e que, obviamente perderia o leilão, visto que, se o partido é capaz de fazer ameaça tão aberta assim, é capaz de mais coisas.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Meios de pagamento
Site seguro