A Argentina superou, depois de 31 anos, a marca de 100% de inflação, no acumulado de 12 meses. Os dados foram divulgados nesta terça-feira, 14, pelo Instituto Nacional de Estatística e Censos (Indec). A última vez que o índice chegou ao patamar de três dígitos foi em 1991 — quando atingiu 115%.
Apenas em fevereiro, a inflação teve uma variação de mais de 6%, puxada pela alimentação (9%), seguida de comunicação — contas de celular, por exemplo, (7%) — e hotéis e restaurantes (7%). Todos esses itens ficaram acima da média do índice.
Relacionadas
Ainda segundo o documento do Indec, a trajetória da inflação argentina apresenta alta desde janeiro de 2022, quando registrou 50,7%. De lá para cá, ocorreram elevações mensais consecutivas, resultando no valor atual.
Para tentar atenuar a perda do poder de compra e controlar a disparada dos números da inflação, o Banco Central argentino aumentou a taxa básica de juros para incríveis 75%. É o maior nível desde setembro de 2019, quando registrou mais de 78% ao ano. O valor permanece o mesmo desde setembro de 2022, mas sem o efeito esperado.
GOSTARIA MUITO DE SABER QUAIS OS MOTIVOS DA ATRAÇÃO FATAL QUE PESSOAS COMO A JARARACA, COMO GLEISI, COMO HADDAD, COMO FERNANDEZ, COMO CRISTINA KIRCHNER EXERCEM SOBRE OS ELEITORES?
E os políticos argentinos não fazem nada?
O que estão esperando para pedir a destituição do Presidente do BC argentino?
Manda a Amante pra lá que ela resolve rapidinho.
O Brasil vai virar uma Argentina em 6 meses e uma Venezuela em 18 meses.
Quem sobreviver verá.
O presidente esquerdista e vagabundo também FEZUÉLI …
A Argentina é o Brasil de amanhã.
E não adianta nada avisar. Só uma bomba atômica resolve.
Assim como nosso nordeste, a Argentina é um caso perdido. Se formos lá e perguntarmos ao povo, veremos q a maioria continua sendo peronista e espera as migalhas vindas do governo. Nunca me esqueço quando estava num táxi em Buenos Aires antes da última eleição federal e o motorista me disse q não votaria no Macri, pois achava q votando no Fernandes ele teria facilidades para consertar o ar condicionado de casa. Deve estar sentindo calor até hoje. Pobre povo pobre.
Aqui como lá fizeram a escolha pelo populismo e pelos corruptos, sendo que aqui o LADRÃO foi imposto pela fraude processual e depois nas urnas. O resultado aqui já é esperado, retorno ao roubo, aumento de impostos para gerar mais caixa para o QUADRILHAO e uma recessão em pouco tempo.
Também fizeram o L.
Desconheço o nivel qualitativo dos ministros argentinos, se são piores ou melhores que os atuais no Brasil. Mas pelo andar da carruagem aqui não vai demorar para acontecer o msm. Tudo culpa do morais e barroso, o luladrão é só uma peça do xadrez maligno e desqualificado que colocaram para enganar o povo sem noção daquilo que esta previsto para o futuro. Salve nos meu Deus.
O Banco Central argentino eleva taxa de juros para 75%, a camarilha petralha fazendo gritaria contra o presidente do BC do Brasil, estes vagabundos não enxergam um palmo após o nariz.
As escolhas têm consequências e a Argentina parece nunca aprender. Será que o Nine vai enviar uma picanha gordurosa na farinha e uma cervejinha pra lá para ajudar?
É o modelo da petralhada.
Aqui como lá fizeram a escolha pelo populismo e pelos corruptos, sendo que aqui o LADRÃO foi imposto pela fraude processual e depois nas urnas. O resultado aqui já é esperado, retorno ao roubo, aumento de impostos para gerar mais caixa para o QUADRILHAO e uma recessão em pouco tempo.