Depois de sabotagem em gasodutos, UE ameaça retaliações por qualquer novo ataque

Países se mobilizam para identificar os autores dos danos nas tubulações de 1,2 mil quilômetros instaladas sob o Mar Báltico

A Oeste depende dos assinantes. Assine!

-Publicidade-
Bolhas se formaram no Mar Báltico, próximo da ilha dinamarquesa de Bornholm, no norte da Polônia | Reprodução/Twitter
Bolhas se formaram no Mar Báltico, próximo da ilha dinamarquesa de Bornholm, no norte da Polônia | Reprodução/Twitter

A União Europeia ameaçou nesta quarta-feira, 28, uma retaliação por qualquer novo ataque às instalações de energia da Europa. A afirmação foi feita pelo chefe de política externa da UE, Josep Borrell Fontelles, depois que autoridades russas confirmaram, na terça-feira 27, danos “sem precedentes” nos gasodutos Nord Stream 1 e 2, sob o Mar Báltico.

“Esses incidentes não são uma coincidência e afetam a todos nós”, disse Borrell. “Qualquer interrupção deliberada da infraestrutura energética europeia é totalmente inaceitável e será recebida com uma resposta robusta e unida.”

Os dois gasodutos, com mais de 1,2 quilômetros de extensão, levavam gás da Rússia ao norte da Alemanha. As tubulações sofreram uma queda de pressão significativa na segunda-feira e começaram a vazar gás no mar. As estruturas foram construídas em parceria entre os governos russo e de países europeus.

-Publicidade-

Os incidentes não afetam o suprimento de gás da Europa, porque os gasodutos não estão em uso desde setembro, quando a Rússia suspendeu por tempo indeterminado o fornecimento de gás pelo Nord Stream 1. Porém, os danos, cujas causas ainda não foram apuradas, causaram temores sobre a segurança dos sistemas de energia do continente, que tenta armazenar energia para o inverno.

Normalmente, estruturas como a dos gasodutos são construídas para resistir a acidentes, mas não a ataques deliberados. Para criar estruturas de proteção contra a sabotagem, os gastos da Europa — que está despendendo bilhões de euros para enfrentar a crise energética — aumentariam ainda mais.

Os incidentes do Nord Stream, que interromperam o transporte marítimo e levantaram preocupações ambientais, aumentam a crise energética. Agora, nem que houvesse acordo entre os países não seria possível retomar o fornecimento de gás natural tão rapidamente, devido à extensão dos danos.

Alguns analistas já falam que seriam necessários vários meses ou, até mesmo anos, para consertar os gasodutos. Os preços de referência do gás europeu subiram cerca de 9% nesta quarta-feira, depois de queda nas últimas semanas.

O chefe de política externa da UE, Josep Borrell Fontelles, disse que os vazamentos sugerem um ato deliberado e que o bloco tomará “mais medidas para aumentar nossa resiliência na segurança energética”.

A Dinamarca e a Noruega disseram na terça-feira 27 que reforçarão a segurança em suas instalações de petróleo e gás. O ministro da Economia da Alemanha, Robert Habeck , advertiu que a infraestrutura crítica na Europa agora é um alvo.

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg , disse nesta quarta-feira que discutiu a proteção da infraestrutura nos países da Otan com o ministro da Defesa da Dinamarca, Morten Bødskov.

O conselheiro de segurança nacional Jake Sullivan disse em um tuíte que “os EUA estão apoiando os esforços para investigar e continuaremos nosso trabalho para salvaguardar a segurança energética da Europa”.

Os EUA e vários governos europeus se comprometeram a investigar a fundo a suspeita de sabotagem do Nord Stream. Algumas autoridades e analistas apontaram o dedo para a Rússia. O governo de Vladimir Putin negou qualquer participação, disse estar preocupado com os incidentes e pediu uma investigação completa.

Os sismólogos registraram dois tremores de alta intensidade na segunda-feira 26, nas áreas dos vazamentos de gás, perto da ilha dinamarquesa de Bornholm.

Os vazamentos dos dutos, que não estão em uso mas contêm gás sob pressão, também levantaram preocupações com o meio ambiente. Como resultado do incidente, uma área de bolhas de gás de cerca de 1 quilômetro de diâmetro se formou no Mar Báltico, de acordo com um vídeo divulgado pelos militares dinamarqueses. Autoridades suecas também divulgaram um vídeo, que foi replicado no Twitter:

Embora os especialistas não vejam um perigo significativo para a vida marinha ou assentamentos próximos, o metano, o maior componente do gás natural, pode escapar para o ar e contribuir para o aquecimento global. Grandes quantidades de gás na água podem ser um perigo para os navios, pois reduzem sua flutuabilidade.

Os gasodutos Nord Stream foram fixados principalmente no fundo do mar. Mais de 2,4 milhões de toneladas de aço foram usados para construir os dutos, o que corresponde a 242 vezes o peso da Torre Eiffel. As tubulações são revestidas com concreto para garantir sua estabilidade. Sem o concreto, eles poderiam flutuar no fundo do mar, por causa do volume de gás que contêm.

Analistas disseram que as autoridades usariam primeiro robôs de mergulho para examinar a situação. O operador do gasoduto disse que está mobilizando recursos para avaliar os danos e atualmente não é possível estimar um prazo para a restauração da infraestrutura de transporte de gás.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

8 comentários Ver comentários

  1. 2 DUTOS de GÁS….2 bombas! Sabotagem SIM.
    Quais os maiores interessados??
    1- É a UCRÂNIA para TER certeza que o fornecimento de gás não será colocado como barganha numa negociação e a EURopa/OTAN abandonar ou rifar os esforços de guerra na ucrância..
    Ponto a ser elucidado:SÓ NÃO sei se a ucrânia teria essa capacidade de sabotar os dutos no fundo do mar….certeza TEVE AJUDA.
    2- os EUA!

    A Russia tem a chave do gasoduto…só ela tem o produto…. não tem interesse em destruir, mas a gente sabe como os anglo saxões agem…. são craques no ENGODO e em colocar fogo no circo culpando os OUTROS.
    AVISO CONSTANTEMENTE AQUI COMO FUNCIONA A MENTE desses canalhas inglese e norte americanos.

  2. A PARTE MAIS IMPORTANTE DA REPORTAGEM:
    ALGUÉM LEU???????
    …..

    Os sismólogos registraram dois tremores de alta intensidade na segunda-feira 26, nas áreas dos vazamentos de gás, perto da ilha dinamarquesa de Bornholm.

    Os vazamentos dos dutos, que não estão em uso mas contêm gás sob pressão, também levantaram preocupações com o meio ambiente. Como resultado do incidente, uma área de bolhas de gás de cerca de 1 quilômetro de diâmetro se formou no Mar Báltico, de acordo com um vídeo divulgado pelos militares dinamarqueses.

    FIM DA HISTÓRIA. (NARRATIVAS)

  3. A grande coincidência é que esse fato aconteceu no dia em que o gasoduto Noruega -Polônia foi concluído e que cruza com o gasoduto russo justamente no local onde supostamente aconteceu a sabotagem.

  4. A UE já não estava recebendo gás russo pelos dutos supostamente sabotados, mas a reação demonstra que pretendiam voltar a comprar gás russo.

    1. 07.02.2022
      Joe Bidem – junto a O.Scholz – declarou que o Nordstream 2 teria sido acabado. Um jornalista presente perguntou como Biden teria planificado a execução .
      Resposta : I promise we´ll do it !
      Quem copiou e colou este texto prolixo ?

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.