Desinfetantes para as mãos à base de metanol são nocivos, adverte FDA

Substância prejudica a saúde e pode causar náusea, vômito, dor de cabeça, visão turva e cegueira permanente
-Publicidade-
FDA alerta para presença de metanol em desinfetantes para as mãos | Foto: MARCELLO CASAL/AGÊNCIA BRASIL
FDA alerta para presença de metanol em desinfetantes para as mãos | Foto: MARCELLO CASAL/AGÊNCIA BRASIL | FDA alerta para presença de metanol em desinfetantes para as mãos | Foto: MARCELLO CASAL/AGÊNCIA BRASIL

Substância prejudica a saúde e pode causar náusea, vômito, dor de cabeça, visão turva e cegueira permanente

desinfetantes
FDA alerta para presença de metanol em desinfetantes para as mãos 
Foto: MARCELLO CASAL/AGÊNCIA BRASIL

O FDA (Food and Drug Administration, agência federal do departamento de Saúde dos EUA) fez um alerta para consumidores e prestadores de serviços de saúde: identificou aumento de metanol em desinfetantes para as mãos rotulados para conter álcool etílico. Conforme a entidade, a substância é tóxica e provoca danos à saúde, sobretudo em contato com a pele. Portanto, tem de ser evitada.

-Publicidade-

As pessoas têm de ficar atentas às informações nas embalagens de álcool em gel, bastante utilizado em tempos de covid-19. De acordo com o órgão, a exposição substancial ao metanol pode resultar em náusea, vômito, dor de cabeça, visão turva, cegueira permanente, convulsões, coma, danos permanentes ao sistema nervoso ou morte. O FDA está investigando as causas do diagnóstico que fez.

O alerta também serve para o Brasil. Em razão da falta de produtos de proteção básica por causa da pandemia, consumidores optam por soluções alternativas. Em março deste ano, a Polícia Civil de São Paulo fechou um laboratório clandestino, na Zona Leste da capital paulista, que fabricava e vendia álcool em gel com metanol. Neste link, o FDA lista produtos que têm de ser evitados.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.