Diretora-geral da OMC prevê ‘recessão mundial’

Entre as causas, ela citou a guerra na Ucrânia e as medidas para combater a pandemia de covid-19
-Publicidade-
Diretora-geral da Organização Mundial do Comércio, Ngozi Okonjo-Iweala | Foto: Reprodução/WTC
Diretora-geral da Organização Mundial do Comércio, Ngozi Okonjo-Iweala | Foto: Reprodução/WTC

Na abertura do Fórum Público da Organização Mundial do Comércio (OMC), em Genebra, nesta terça-feira, 27, a diretora-geral da entidade, Ngozi Okonjo-Iweala, alertou sobre o risco de uma recessão mundial em um contexto de “crises múltiplas” no planeta, e pediu a implementação de políticas para estimular o crescimento.

“Penso em uma recessão mundial. Penso que seguimos para isto. Mas, ao mesmo tempo, devemos começar a pensar na recuperação. Devemos restabelecer o crescimento”, afirmou Ngozi.

Entre as causas da recessão, ela citou a guerra na Ucrânia, as adversidades causadas pelo clima e a alta dos preços dos alimentos e da energia, além das consequências da pandemia de covid-19, que levou muitos países a decretarem bloqueios em todos os setores da economia.

-Publicidade-

Segundo ela, tanto o Banco Mundial como o Fundo Monetário Internacional reduziram as previsões para a economia mundial e que os dados econômicos “não parecem bons”.

A prioridade, segundo Ngozi, deve ser garantir a segurança alimentar, além de acesso à energia. Por isso, os Bancos Centrais “não têm outra opção” a não ser elevar as taxas de juros para conter a inflação. Isso, porém, poderá gerar efeitos em cascata nos países em desenvolvimento, com mais dificuldades para cumprir o pagamento das dívidas.

A diretora-geral da OMC também recomendou que os bancos centrais identifiquem se a inflação é provocada por uma forte demanda ou se o aumento dos preços está ligado a razões estruturais, com baixa oferta. “Se estes são fatores do lado da oferta sobre os quais não há controle, continuar aumentando as taxas de juros é contraproducente”, alertou.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

5 comentários Ver comentários

  1. Meu Deus, deve ser uma pessoa muito estudada para chegar a conclusão que depois do vírus chinês e de uma guerra com a Rússia as coisas vão piorar para eles

  2. Que coisa em! o Mundo de joelho para sobreviver, e Macron em silencio pelas sanções imposta pela Rússia. Queima o que resta das floresta Francesas e reativando as usinas atômicas, e o Brasil em sentido contrário. Que pena que as classes sociais menos favorecidas não tem acesso a essa informação.

  3. Que surpresa!!!!!! Que resultados que esses gênios esperavavam trancando tofo mundo em casa?. Venham apreender com o JB ,PG e o povo trabalhador brasileiro
    como sair dessa!!!!!

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.