Distanciamento não impede transmissão da covid-19, conclui estudo do MIT

Segundo pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology, medida não é suficiente para conter a disseminação do coronavírus
-Publicidade-
Distanciamento social pode não ser eficaz o bastante para impedir a transmissão da covid-19
Distanciamento social pode não ser eficaz o bastante para impedir a transmissão da covid-19 | Foto: Reprodução/Mídias Sociais

Manter dois metros de distância em ambientes fechados não é suficiente para impedir a disseminação do novo coronavírus, conclui estudo publicado no Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), realizado por pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Segundo os cientistas, a recomendação atual, que orienta a manutenção de dois metros de distância de outras pessoas, é baseada em evidências ultrapassadas — imaginava-se, anteriormente, que a transmissão da doença ocorria por meio do contato com gotículas. Agora, diante da constatação de que o vírus também é transmitido pelo ar, outros fatores desempenham papel mais importante na transmissão da covid-19 do que o distanciamento social, como o tempo de permanência no ambiente fechado; a ventilação e filtração de ar; as dimensões do terreno; o número de ocupantes; a atividade respiratória e o uso de máscara.

“Nós argumentamos que, no contexto da transmissão pelo ar em espaço fechado, os benefícios da regra de dois metros de distância são limitados. Como todos na sala respiram o mesmo ar, eles compartilham o mesmo risco. O distanciamento social pode estar dando a você uma falsa sensação de segurança”, explicou Martin Bazant, um dos autores do estudo, ao site do canal de notícias norte-americano Consumer News and Business Channel (CNBC). Segundo os pesquisadores, dependendo das características do ambiente, a pessoa que está a 2 metros de distância corre o mesmo risco do que a que está a 20 metros.

-Publicidade-

Leia também: “Estudo da UFRGS garante que o isolamento social é ineficaz”

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.