Ditador da Nicarágua chama embaixadores de Argentina, México, Colômbia e Costa Rica

Cada vez mais isolado, Daniel Ortega faz gesto que sinaliza possível rompimento diplomático
-Publicidade-
Daniel Ortega governa a Nicarágua desde 2007
Daniel Ortega governa a Nicarágua desde 2007 | Foto: Divulgação/Presidência da Nicarágua

O ditador da Nicarágua, Daniel Ortega, chamou para consultas embaixadores em quatro países, o que pode ser um sinal do risco de rompimento diplomático iminente. O anúncio foi feito na segunda-feira 9 pela vice-presidente e primeira-dama do país, Rosario Murillo.

Os embaixadores da Nicarágua que terão de retornar ao país são os que atuam na Argentina, na Colômbia, no México e na Costa Rica. De acordo com o regime, a decisão é uma resposta a “chamados similares dos governos citados”.

Leia mais: “Ortega manda prender modelo que seria candidata à vice-presidência da Nicarágua”

-Publicidade-

Os governos de Argentina e México retiraram seus embaixadores de Manágua, a capital da Nicarágua, em junho. Semanas depois, Costa Rica e Colômbia, por sua vez, suspenderam as nomeações para as representações diplomáticas no país.

Ainda segundo a primeira-dama da Nicarágua, o governo local não aceitará “os constantes e indevidos apontamentos desrespeitosos, intrometidos e intervencionistas em nossos assuntos internos, por parte das máximas autoridades de cada um desses países”.

Leia mais: “União Europeia impõe sanções contra esposa e filho de ditador da Nicarágua”

A ditadura da Nicarágua vem sendo duramente criticada pela comunidade internacional em função da série de prisões de ativistas, lideranças da oposição e pré-candidatos à presidência do país. Na semana passada, como Oeste noticiou, a mais nova vítima do arbítrio foi a modelo Berenice Quezada, de 27 anos, que venceu o concurso de miss Nacarágua em 2017 e se apresentava como pré-candidata à vice-presidência.

Ortega governa o país desde 2007. Em novembro, estão marcadas novas eleições presidenciais, mas ainda não se sabe se o ditador disputará um novo mandato — em seu governo, foi aprovada a possibilidade de reeleição indefinida, sem limites. Caso ele não concorra, quem deve disputar é justamente sua mulher, Rosario.

Leia também: “Ditadura da Nicarágua prende sexto pré-candidato a presidente”

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

4 comentários

  1. Daniel Ortega – esse velho canalha é o homônimo do Mega Ladrão Brasileiro – lulaEscogoto….se vcs analfabetos escolherem esse fezes de gato…não reclamem amanhã.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Meios de pagamento
Site seguro