Ditador Daniel Ortega cria lei contra opositores na Nicarágua

A legislação foi aprovada pelo Congresso do país, composto em sua maioria por aliados do político socialista
-Publicidade-

Entrou em vigor na terça-feira 22 a lei que pretende barrar das eleições presidenciais de 2021 críticos e opositores do ditador socialista nicaraguense Daniel Ortega.

A legislação, batizada de lei da “defesa dos direitos do povo à independência, soberania e autodeterminação para a paz”, foi publicada no diário oficial da Nicarágua após ser aprovada na segunda-feira 21. Entidades internacionais criticaram a medida e pediram sua imediata revogação.

-Publicidade-

O ministro das Relações Exteriores da União Europeia, Josep Borrell, afirmou que o objetivo da lei é “impedir as candidaturas da oposição” e que é “mais um ato de intimidação contra o povo nicaraguense, afastando o país do Estado de direito”.

A legislação, promovida pelo próprio Daniel Ortega e aprovada pelo Congresso de maioria governista, determina que “aqueles que pedirem, exaltarem ou comemorarem a imposição de sanções contra o Estado da Nicarágua” não poderão se candidatar a cargos eleitorais. Além disso, serão considerados “traidores da pátria” e podem ser processados por infrações penais.

A nova lei se soma a outras que restringem investimentos estrangeiros, consideram críticas ao governo pelas mídias sociais “delitos cibernéticos” e preveem a prisão perpétua para “crimes de ódio”, que incluem críticas de opositores.

Leia também: “A Venezuela chavista e o mito do Estado inocente”

Telegram
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

3 comments

  1. Esse aí é o modelo de democracia da esquerda. Tudo parece. Parece que tem legislativo, parece que tem judiciário e parece que tem tem democracia. Tudo de fachada, tudo é controlado pelo governo. Essa é a pior das ditaduras.

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site