Ditador das Filipinas anuncia que vai abandonar a política

Rodrigo Duterte, até então pré-candidato a vice-presidente, pode abrir espaço para a própria filha se lançar ao cargo máximo do país
-Publicidade-
Rodrigo Duterte, ditador das Filipinas, garante que se aposentará da política
Rodrigo Duterte, ditador das Filipinas, garante que se aposentará da política | Foto: Reprodução/Flickr

Em um anúncio surpreendente e que desperta dúvidas e incertezas dos analistas políticos, o ditador das Filipinas, Rodrigo Duterte, afirmou neste sábado, 2, que vai se aposentar e deixar a vida pública. Até então, o líder do país se apresentava como candidato à vice-presidência nas eleições marcadas para o ano que vem.

Quando anunciou a intenção de concorrer ao posto de vice-presidente, Duterte foi criticado até por apoiadores “Em obediência à vontade do povo, que me colocou na presidência há muitos anos, eu digo aos meus compatriotas que eu seguirei o desejo deles”, afirmou.

Leia mais: “Ditador das Filipinas proíbe quem não tomar vacina de sair de casa”

-Publicidade-

Nos bastidores, especula-se que o objetivo do ditador filipino é abrir espaço para a candidatura de sua filha, Sara, à presidência do país. Ela já protocolou candidatura à prefeitura da cidade de Davao.

Leia mais: “Presidente das Filipinas ameaça prender quem se recusar a tomar vacina da covid-19”

Analistas políticas avaliam que Duterte precisa fazer o sucessor para se proteger de ações criminais, seja nas Filipinas ou em tribunais internacionais. Ele pode ser condenado por milhares de mortes de adversários políticos que foram perseguidos durante seu governo. Há ainda quem aposte na tentativa do ditador de mudar a Constituição do país para concorrer a um novo mandato.

Em maio do ano que vem, mais de 60 milhões de filipinos votarão. Serão eleitos o presidente, o vice e mais de 18 mil parlamentares e governantes locais.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.