Ditadura na Nicarágua impede circulação de principal jornal do país

Fundado há 95 anos, La Prensa deixou de ser distribuído por falta de papel
-Publicidade-
Capa do jornal <i>La Prensa</i> que circularia pelo país nesta sexta-feira, 13, mas a falta de papel impediu a publicação | Foto: Reprodução/EFE/ Jorge Torres
Capa do jornal La Prensa que circularia pelo país nesta sexta-feira, 13, mas a falta de papel impediu a publicação | Foto: Reprodução/EFE/ Jorge Torres

O jornal mais antigo da Nicarágua, La Prensa, suspendeu a circulação de sua edição impressa por falta de papel. Segundo o veículo de comunicação, que tem 95 anos de história, o material está retido pelas autoridades alfandegárias locais. O jornal afirma que o ditador da Nicarágua, Daniel Ortega, é responsável pela apreensão.

Leia mais: “Ditador da Nicarágua chama embaixadores de Argentina, México, Colômbia e Costa Rica”

“O papel se encontra sequestrado porque as autoridades da Direção Geral de Alfândega não aprovam o trâmite do pedido de isenção feito pelo La Prensa desde 26 de julho”, informou a publicação em seu site. Segundo o artigo 68 da Constituição Política da Nicarágua, os meios de comunicação, como La Prensa, estão isentos de qualquer tipo de imposto.

-Publicidade-

Leia também: “Oposição a Daniel Ortega começa a fugir da Nicarágua”

Não é a primeira vez que o jornal enfrenta problemas com o fornecimento de papel, mas é a primeira ocasião que a edição impressa deixa de circular. “Não poderemos fazer edições impressas até que eles liberem nossa matéria-prima, mas eles não irão nos silenciar”, afirmou o veículo.

Escalada da ditadura 

O embargo é apenas uma parte da repressão de Ortega na Nicarágua, que já levou 32 líderes da oposição para a prisão, incluindo sete pré-candidatos presidenciais, a cassação de todos os partidos de oposição, e impôs uma eleição sem concorrência.

No início deste mês, o Conselho Supremo Eleitoral local anulou o partido de direita Cidadãos pela Liberdade, que lidera uma aliança opositora contra a permanência de Ortega no poder.

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

1 comentário

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Meios de pagamento
Site seguro