Do G20, Argentina é o país que mais vai demorar para sair da crise

Prognóstico foi feito pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico
-Publicidade-
As políticas do governo peronista estão prejudicando o país
As políticas do governo peronista estão prejudicando o país | Foto: Reprodução/Instagram/Alberto Fernández

A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) informou nesta quarta-feira, 2, que a Argentina deve levar mais de seis anos e meio para recuperar os níveis econômicos pré-pandemia. O prognóstico é um banho de água fria na projeção de crescimento de 6,1% este ano.

Segundo a OCDE, o país sul-americano é o integrante do G20 que sairá por último da crise. Em termos comparativos, o Brasil conseguirá se recuperar em dois anos e meio, segundo o organismo internacional. Entre os fatores que justificaram a análise da OCDE estão as políticas econômicas do governo federal, o lockdown e a vacinação lenta.

-Publicidade-

“O segundo semestre de 2020 e os primeiros meses de 2021 registraram uma retomada gradual do crescimento em meio à reabertura das atividades, mas as novas restrições à mobilidade impostas a partir de abril estão retardando a recuperação”, informa trecho do relatório da OCDE, ao advertir para novos interrompimentos das atividades econômicas.

O alto desemprego, a estagnação dos salários e o aumento da informalidade corroem o poder de compra dos argentinos, especialmente para as famílias de baixa renda, salientou a OCDE. “Controles de capital rígidos, uma combinação de políticas de controle de preços e restrições de importação pesarão sobre os investimentos e as importações.”

Leia também: “O populismo pobre da Argentina”, reportagem publicada na Edição 30 da Revista Oeste

Telegram
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.
-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site