Dodge encerra a produção de carros icônicos para investir em veículos elétricos

Charger e Challenger não serão mais fabricados a partir do ano que vem
-Publicidade-
Lançado em 1969, o Challenger vendeu mais que o Ford Mustang no ano passado
Lançado em 1969, o Challenger vendeu mais que o Ford Mustang no ano passado | Foto: Divulgação

A Dodge deixará de produzir os muscle cars Charger e Challenger, movidos a gasolina, no fim de 2023, para se dedicar apenas à fabricação de veículos elétricos, conforme anúncio feito pela Stellantis (antiga Fiat Chrysler), dona da marca Dodge, na segunda-feira 16. Famosos pela alta potência, os modelos conquistaram gerações e foram parar em filmes e séries, como a franquia Velozes e Furiosos e a série The Dukes of Hazzard (Os Gatões, no Brasil).

A mudança está relacionada à política adotada pela empresa para se adequar às regulamentações de redução de consumo de combustível e de emissão de carbono. “Estamos comemorando o fim de uma era — e o início de um novo e brilhante futuro eletrificado — mantendo-nos fiéis à nossa marca”, disse o CEO da marca Dodge, Tim Kuniskis, em comunicado.

O Charger, que influenciou um era, foi apresentado pela primeira vez em um show de carros em 1964 e chamou a atenção dos entusiastas de carros desde então, enquanto o Dodge Challenger foi lançado em 1969. Ambos os modelos foram revisados ​​em meados dos anos 2000.

-Publicidade-

Os dois modelos continuam atraindo compradores: o Challenger vendeu mais que o Ford Mustang no ano passado, e o Charger derrotou o Mustang no segundo trimestre de 2022.

Uma das principais analistas da S&P Global Mobility, Stephanie Brinley, observou a raridade de uma empresa automobilística encerrar a produção de um veículo que ainda atrai compradores. “Quando um veículo sai de produção, geralmente é porque não é mais popular. É algo que você não quer comemorar”, comentou. “Neste caso, a mudança está acontecendo, e a marca está indo em uma direção diferente. Você tem um muscle car histórico que tem entusiastas, pessoas apaixonadas por ele.”

Para encerrar a era dos muscle cars, os carros robustos, sete modelos Dodge de uma edição especial de encerramento serão colocados à venda em novembro na feira Sema 2022, em Las Vegas.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.