A economia do Reino Unido encolheu entre julho e setembro, o que pode ser o início de uma longa recessão, segundo analistas econômicos. Com inflação alta, insatisfação popular e relativa instabilidade política — o país está no terceiro premiê neste ano — o desafio do governo é ajustar as contas e voltar a crescer.
De acordo com dados divulgados nesta sexta-feira, 11, a produção econômica britânica encolheu 0,2% no terceiro trimestre, um pouco abaixo da previsão de analistas ouvidos pela agência Reuters, de contração de 0,5%. Foi a primeira queda no Produto Interno Bruto (PIB) desde o início de 2021, quando o Reino Unido ainda estava sob restrições rigorosas para tentar conter a pandemia de covid-19.
A economia britânica está agora ainda menor do que era antes da pandemia e é a única entre as economias do G7 que ainda não se recuperou totalmente da queda provocada pelas restrições sanitárias da covid.
O governo do primeiro-ministro, Rishi Sunak, prepara um plano para aumentar os impostos e cortar gastos, que deve ser anunciado na próxima semana pelo ministro das Finanças, Jeremy Hunt. Questionado sobre a queda no PIB e a possível recessão, Hunt disse repetiu alertas de que serão necessárias decisões difíceis.
“Não tenho ilusões de que há um caminho difícil pela frente — um caminho que exigirá decisões extremamente difíceis para restaurar a confiança e a estabilidade econômica”, disse Hunt. “Mas, para alcançar um crescimento sustentável a longo prazo, precisamos controlar a inflação e fazer com que a dívida caia. Não há outra maneira”, declarou.
Por causa da inflação, que chegou a 10% em outubro, a população está descontente, e sindicatos começaram a organizar greves, em busca de reajuste salarial.
Não creio que aumentar impostos ajude ao Reino Unido crescer economicamente. Parece governo de país latino americano.
Aí o retardado do Lula deseja romper o teto de gastos no Brasil, e condenar nossa país que está entre os que melhor se saiu economicamente durante a pandemia a miséria. Deus nos livre das loucuras do Petismo.