A coligação Aliança Democrática (AD), que congrega partidos de direita e centro-direita, e o Partido Socialista (PS) disputam a preferência do eleitorado no pleito legislativo em Portugal. A eleição para o Parlamento do país está programada para 10 de março.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Conforme levantamento de intenção de voto divulgado na manhã desta quinta-feira, 22, pelo instituto Paraná Pesquisas, a AD aparece numericamente na primeira posição, sendo a resposta de 21,4% dos entrevistados. O PS tem 21,1%.
A diferença de apenas três décimos representa empate técnico entre a coligação de direita e os socialistas. Isso porque a margem de erro é de 3,4 pontos porcentuais para mais ou para menos.
Leia mais:
Pela margem de erro, a AD e o PS poderiam chegar a até 24,8% e 24,5%, respectivamente. No entanto, teriam a possibilidade de, para baixo, registrar 18% e 17,7%. Dessa forma, ambos também estão empatados tecnicamente com o Chega, partido de direita fundado em 2019, que surge na pesquisa com 16,9%.
Outros cinco partidos, coligações ou blocos estão tecnicamente empatados, conforme o levantamento do Paraná Pesquisas:
- Iniciativa Liberal — 6,8%;
- Bloco de Esquerda — 5,5%;
- Livre — 3%;
- Pessoas-Animais-Natureza — 2,5%; e
- Coligação Democrática Unitária — 2,4%.
Outros partidos e coligações mencionados alcançam 0,1%. Branco e nulos somam 1,5%. Não sabem ou não responderam são 18,8%.
Leia também: “Bolsonaro grava vídeo em apoio a candidato a primeiro-ministro de Portugal”
O levantamento do Paraná Pesquisas de intenção de voto para as eleições legislativas de Portugal foi realizado de 8 a 17 de fevereiro. Ao todo, 1.203 pessoas foram entrevistadas, por meio de ligações telefônicas.
Eleições legislativas de Portugal
As eleições legislativas de Portugal servem para definir os 230 integrantes da Assembleia da República. Trata-se, a saber, de Casa Legislativa equivalente à Câmara dos Deputados do Brasil. O sistema português funciona de forma unicameral, ou seja, não há um órgão similar ao Senado Federal.
Além disso, a eleição legislativa serve para definir o primeiro-ministro português, a partir da composição a ser formada na Assembleia da República. Nas duas últimas disputas, em 2019 e 2022, o Partido Socialista levou a melhor, ao eleger e reeleger António Costa.
Na eleição deste ano, os socialistas tentarão transformar em primeiro-ministro o economista Pedro Nunes Santos. Ele já comandou os ministérios da Infraestrutura e Habitação.
Leia também: “Presidente de Portugal reconhece que Hamas começou guerra contra Israel”
Pelo lado da coligação Aliança Democrática, o líder é Luís Montenegro. Advogado por formação, ele tenta se tornar o primeiro-ministro de Portugal depois de ter sido deputado pelo Distrito de Aveiro de 2002 a 2018.
As eleições legislativas de Portugal estavam programadas para 2026. No entanto, a disputa antecipada ocorre em decorrência de renúncia de António Costa. O então líder socialista renunciou ao cargo em 7 de novembro do ano passado. A saída do cargo ocorreu em meio a denúncias de corrupção.
Com a saída de Costa, o presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, decidiu pela dissolução do Parlamento. Consequentemente, ele antecipou as eleições legislativas do país.
Leia também: “Apoiadora de Lula, Fernanda Lima abandona o Brasil e decide viver em Portugal”
Incrivel que os responsaveis por todo genocidio contra os africanos hoje tentam passar por santos do pau oco. Eles sao os grandes responsaveis pela escravidao, comprando os negros que eram escravizados nas guerras internas da Africa e vendidos para a Europa.
Aí invés de zurrar, deveria ter feito um comentário decente, para não ficar parecendo com o encantador de jumentos.
Vou votar na AD
que lixo de povo!!! NAOTEM DIREITA Nenhuma aí …. TIDO esquerdalha! povo nojento soberbo e se acham no direito de brasileiro não presta!!
olha só em quem votam… teatro das tesouras!
NUNCA vou trocar o BOSTIL… pelo MEDIL que é.. sempre foi…portugal.
sempre achei estranho a escória esquerdalha brasileira ir pra esse lixo … Gilmar Mendes, Pedro Cardozo, etc etc etc … tá explicado… lixo atrai lixo.
Em todo país existem a escoria e as pessoas de bem, inclusive aquelas que julgam os outros por si mesmo, este sujeito estava a frente do espelho, quando zurrou o comentário.