Revista Oeste - Eleições 2022

Em e-mails vazados no início da pandemia, Anthony Fauci dizia que o uso de máscara era pouco eficaz

O médico afirmava que a proteção funcionava melhor se usada por pessoas contaminadas, para evitar que espalhassem a infecção
-Publicidade-
O médico Anthony Fauci
O médico Anthony Fauci | Foto: Reprodução/Flickr
Atualizado em 4 de junho de 2021

Chefe do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos, Anthony Fauci teve mais de 3 mil e-mails divulgados pelo site Buzzfeed. Em fevereiro de 2020, nos primeiros meses da pandemia, o médico mais importante no combate à covid-19 naquele país reconheceu em mensagem que o uso de máscara não é tão eficiente para conter a doença.

“A máscara típica que você compra na farmácia não é realmente eficaz para impedir a entrada de vírus, que é pequeno o suficiente para passar através do material. Ela pode, no entanto, fornecer um pequeno benefício em impedir a entrada de gotas grossas se alguém tossir em você”, escreve Fauci em mensagem na qual afirma: “As máscaras são realmente para as pessoas infectadas, para evitar que espalhem a infecção para quem não está infectado, em vez de proteger as pessoas não contaminadas de contrair a infecção”.

-Publicidade-

No jornal Gazeta do Povo, Rodrigo Constantino, que também é colunista de Oeste, conta que o mesmo Fauci que chegou a recomendar o uso de duas máscaras, depois de ser pressionado pelo senador — e médico — Rand Paul, confessou que a recomendação para utilizar a peça “é mais pelo simbolismo do que pelo resultado concreto”.

Leia também: “O que a China e Anthony Fauci têm a ver com a origem do coronavírus?”

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

12 comentários Ver comentários

  1. Prezados, evidentemente os componentes do STF, testemunham sem fazer justiça contra essa cúpula da CPI DA VERGONHA,. Quem pode responder me por favor,,, até quando isso irá persistir,???

  2. Por várias vezes olharam-me atravessado por eu dizer q máscara é uma idiotice usada sem critério de material, tamanho, porosidade, elasticidade e tudo mais. Eu me RECUSO a usar essa porcaria, jamais usei, exceto dentro de lojas pela única razão da multa ao estabelecimento. Eu ACERTEI, máscara é tão inútil quanto medir temperatura, outra idiotice cavalar da qual me recuso totalmente.

  3. Qualquer pessoa com QI médio e capacidade de pesquisa já sabia disso – só as ovelhas acéfalas de sempre pensam que máscaras e lockdowns resolvem qualquer coisa. Quanto ao pseudo-doutor “Fauxi”, ele deveria encarar um pelotão de fuzilamento por crimes contra a humanidade.

  4. O uso contínuo de máscara reduz a imunidade da pessoa e pode gerar problemas de saúde, devido ao oxigênio reduzido dentro da máscara e pela realimentação das impurezas. Uso máscara somente quando obrigado e normalmente deixo o nariz de fora para respirar ar puro.

  5. As máscaras hoje só simbolizam a submissão das pessoas a uma determinada ideologia. Bolsonaro está hoje tão fraco que não consegue difundir ou orientar isso para as pessoas. Tem um ministro da saúde que está mais preocupado com o que a imprensa vai falar dele foi que fazer o que deveria ser feito. Fazer quem está infectado usar máscara e quem não está ficar livre desse “simbolismo” exigido pelo Globo. Usar máscara sem precisar é simplesmente SUBMISSÃO, a que não sei.

    1. Vai estudar e pars de encher o saco.
      Vamos ver em 2022.
      Olha os resultados econômicos.
      Muda pra Argentina , Venezuela lá está ótimo pra se viver.
      Burrão!

    2. Salvo engano, houve um certo ministro de Educação da França que disse passar 90% de seu tempo responde e se justificando à mídia. Trabalho, mesmo, só nos 10% restantes

    1. Exato. A fraude do século nos EUA está sendo desmascarada – e por aqui, praticamente TUDO o que o Bolsonaro disse sobre a pandemia está sendo revelado como correto.

      1. Concordo com Ricardo e Pedro Campos. Só tem mentiroso, vagabundo (vide CPI da Covid com Renans e Omares) e a esquerdalha querendo fazer você de idiota. Bolsonaro vai ter 70 milhões de votos no primeiro turno.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.