Em e-mails vazados no início da pandemia, Anthony Fauci dizia que o uso de máscara era pouco eficaz

O médico afirmava que a proteção funcionava melhor se usada por pessoas contaminadas, para evitar que espalhassem a infecção
-Publicidade-
O médico Anthony Fauci
O médico Anthony Fauci | Foto: Reprodução/Flickr
Atualizado em 4 de junho de 2021

Chefe do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos, Anthony Fauci teve mais de 3 mil e-mails divulgados pelo site Buzzfeed. Em fevereiro de 2020, nos primeiros meses da pandemia, o médico mais importante no combate à covid-19 naquele país reconheceu em mensagem que o uso de máscara não é tão eficiente para conter a doença.

-Publicidade-

“A máscara típica que você compra na farmácia não é realmente eficaz para impedir a entrada de vírus, que é pequeno o suficiente para passar através do material. Ela pode, no entanto, fornecer um pequeno benefício em impedir a entrada de gotas grossas se alguém tossir em você”, escreve Fauci em mensagem na qual afirma: “As máscaras são realmente para as pessoas infectadas, para evitar que espalhem a infecção para quem não está infectado, em vez de proteger as pessoas não contaminadas de contrair a infecção”.

No jornal Gazeta do Povo, Rodrigo Constantino, que também é colunista de Oeste, conta que o mesmo Fauci que chegou a recomendar o uso de duas máscaras, depois de ser pressionado pelo senador — e médico — Rand Paul, confessou que a recomendação para utilizar a peça “é mais pelo simbolismo do que pelo resultado concreto”.

Leia também: “O que a China e Anthony Fauci têm a ver com a origem do coronavírus?”

Telegram
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.
-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site