Em mensagem, papa Francisco faz críticas veladas ao liberalismo

'Ainda estamos em tempo de iniciar um processo de mudança global para pôr em prática uma economia diversa', disse o pontífice
-Publicidade-
Não é a primeira vez que o pontífice critica o modelo econômico
Não é a primeira vez que o pontífice critica o modelo econômico | Foto: Divulgação/Vatican News

Em vídeo, o papa Francisco defendeu um modelo econômico mundial diferente. Conforme Sua Santidade, está em vigor um formato que privilegia os ricos e desfavorece os pobres. “O mercado financeiro tem de ser um instrumento para servir às pessoas e tomar conta da casa comum. Ainda estamos em tempo de iniciar um processo de mudança global para pôr em prática uma economia diversa, mais justa, inclusiva, sustentável, que não deixe ninguém para trás”, declarou Vossa Eminência, em mensagem divulgada pelo Vaticano, na terça-feira 4. Francisco tem se manifestado com frequência acerca de temas envolvendo a epidemia de coronavírus, defendendo até mesmo o lockdown.

“Enquanto a economia real, a que cria emprego, está em crise, com tanta gente sem trabalho, os mercados financeiros nunca estiveram tão inflacionados como agora”, observou o líder da Igreja Católica. “Quão longe está o mundo das grandes finanças da vida da maioria das pessoas”, acrescentou o pontífice. Não é a primeira vez que Francisco mira a artilharia na direção da livre iniciativa. Em outubro do ano passado, ele disse que “o mercado, sozinho, não resolve tudo, embora mais uma vez queiram nos fazer acreditar nesse dogma de fé neoliberal. É um pensamento pobre, repetitivo, que propõe sempre as mesmas receitas diante de qualquer desafio que surja”.

-Publicidade-

Leia também: “Papa Francisco critica quem protesta contra lockdown

Telegram
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

9 comments

  1. Francisco é apenas um militante esquerdista, que apoia regimes sanguinários como o de Maduro, na Venezuela. O presente que recebeu do cocalero Evo Morales, um crucifixo ornado com uma foice e um martelo recebeu lugar especial no salão da Casa de Santa Marta, onde vive o Papa. Vive lá ao contrário de todos papas mais recentes porque é o lugar mais adequado para dar a benção papal a Nicolás Maduro, Lula e um bando de sindicalistas argentinos. Chamado de “garoto do Papa”, Jean Grabois é uma espécie de Boulos portenho, e liderança invasões de terras em especial na região de Bariloche. Na sua encíclica recente coloca incita as invasões ao afirmar que a propriedade privada não é um direito absoluto. Grabois foi o portador de um presente enviado por Bergloglio a Lula, na prisão em Curitiba.

  2. O mundo tá virado do avesso por um vírus desenvolvido por uma ditadura comunista e o papa não perde a oportunidade de lacrar com a esquerda, botando a culpa de tudo no capital. Distorção cognitiva, burrice ou senilice ( para ficarmos apenas nas hipóteses mais favoráveis)?

  3. Com todo respeito ao Sumo Ponfice, acho que a igreja catolica deveria se atualizar em materia de economia, porque o que faz crescer salário e diminuir a miséria chama-se concorrencia, tudo que é contra este pensamento sempre leva a pobreza.

  4. “Vossa Eminência” é a forma a utilizar quando se está falando com a pessoa a quem o tratamento se refere (tipo “Vossa Eminência não acha que deveria falar mais sobre assuntos de fé e menos sobre assuntos políticos?”). Quando se fala sobre alguém, o certo é “Sua Eminência” (ou, no caso do papa, Sua Santidade, como está no início da notícia).

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site