Em resposta à Otan, Rússia põe equipes de armas nucleares em ‘alerta’

O presidente Vladimir Putin disse que considerou 'ofensivas' falas de líderes europeus
-Publicidade-
Foto: Reprodução/Kremlin
Foto: Reprodução/Kremlin

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, pôs armas nucleares de seu país em “posição de alerta grave”, depois de ouvir declarações que considerou “ofensivas” de lideranças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). É o que informou neste domingo, 27, a agência de notícias Reuters.

“Os países ocidentais não estão apenas tomando ações hostis contra nosso país na esfera econômica, mas altos funcionários dos principais membros da Otan fizeram declarações agressivas sobre nosso país”, declarou Putin, em pronunciamento à TV russa, ao responder o que pensa sobre sanções da Otan.

Durante sua fala, Putin usou a palavra “deterrência”, que, entre outras interpretações, sinaliza impedir um possível ataque provocando um dano ao agressor. O termo é usado como referência a unidades militares que incluem armas nucleares.

-Publicidade-

União Europeia tira bancos russos do sistema de pagamentos Swift

A presidente da Comissão Europeia (UE), Ursula Von der Leyen, anunciou ontem que alguns bancos russos estão fora da Swift, sistema que facilita pagamentos internacionais. A medida recebeu o apoio de França, Alemanha, Itália, Canadá, Reino Unido e Estados Unidos após uma reunião.

Em linhas gerais, a medida vai impactar o comércio russo, o investimento estrangeiro no país e seu banco central. Atualmente, a Rússia tem cerca de US$ 630 bilhões em reservas internacionais. “Isso vai congelar as transações e impossibilitar o Banco Central de liquidar ativos”, disse Ursula.

Leia também: “A Ucrânia balança o mundo”, artigo publicado na Edição 101 da Revista Oeste

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.