Embaixada da Ucrânia no Brasil diz ver Lula ‘mal informado’ sobre guerra

Representação ucraniana solicita encontro depois de críticas de pré-candidato do PT ao presidente Volodymyr Zelensky
-Publicidade-
Lula disse em entrevista que Zelensky é tão culpado pela guerra quanto Putin
Lula disse em entrevista que Zelensky é tão culpado pela guerra quanto Putin | Foto: Time/Reprodução

A Embaixada da Ucrânia no Brasil solicitou um encontro com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em razão de comentários do político sobre a guerra com a Rússia, publicados na última quarta-feira, 4, em entrevista à revista Time.

Em nota, a embaixada manifestou que Lula está ‘mal informado’ sobre o conflito. Segundo a Ucrânia, mais de 3 mil cidadãos do país já foram mortos na resistência à invasão russa desde o começo da guerra, em 24 de fevereiro.

Lula, que em uma declaração pública anterior disse que resolveria a guerra ‘numa mesa de bar’, direcionou seus comentários na entrevista à Time ao papel do presidente Volodymyr Zelensky. Segundo o pré-candidato do PT para as eleições deste ano, o ucraniano é tão responsável pelo conflito quanto o líder russo Vladimir Putin.

-Publicidade-

“Eu vejo o presidente da Ucrânia falando na televisão, sendo aplaudido de pé por todos os parlamentares (europeus). Esse cara é tão responsável quanto (Vladimir) Putin pela guerra. Porque na guerra, não há apenas uma pessoa culpada.”

“Você está encorajando esse cara, e então ele pensa que é a cereja do seu bolo. Devíamos ter uma conversa séria. OK, você era um bom comediante. Mas não vamos fazer guerra para você aparecer na TV.”

Confira a nota da Embaixada da Ucrânia no Brasil:

“Em conexão com as palavras do ex-presidente da República Federativa do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva em entrevista à revista norte-americana Time, sobre o presidente da Ucrânia, senhor Volodymyr Zelensky, a Embaixada da Ucrânia tem motivos para acreditar que o senhor Luiz Inácio Lula da Silva está mal informado sobre os motivos da guerra da Rússia contra a Ucrânia. A Embaixada planeja solicitar formalmente uma audiência do estimado ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva com o Encarregado de Negócios da Ucrânia no Brasil, Senhor Anatoliy Tkach, para esclarecer a posição da Ucrânia.”

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.