Empresas ocidentais relatam ameaças na Rússia

Executivos correm o risco de prisão, informa jornal
-Publicidade-
O presidente da Rússia, Vladimir Putin
O presidente da Rússia, Vladimir Putin | Foto: Divulgação/Kremlin

Companhias ocidentais que estão deixando a Rússia por causa da invasão da Ucrânia relataram ameaças do governo do presidente Vladimir Putin. Executivos informaram que correm o risco de ter ativos bloqueados, segundo reportagem publicada pelo jornal Wall Street Journal nesta segunda-feira, 14.

A lista de conglomerados na mira do governo Putin inclui McDonald’s, IBM, Yum Brands (dona da rede de fast-food KFC). Há também ameaças de que os empresários sejam processados e presos. Dessa forma, as multinacionais do Ocidente iniciaram uma operação de retirada dos executivos das companhias.

Desde o início da invasão da Ucrânia pela Rússia, que já dura três semanas, mais de 300 empresas estrangeiras anunciaram que vão deixar ou suspender suas operações temporariamente em território russo, segundo levantamento feito pela Yale School of Management (Escola de Administração de Yale).

-Publicidade-

Na semana passada, a procuradoria russa ordenou “controle estrito” das empresas que anunciaram a suspensão de atividades. Em comunicado, o órgão garantiu que “reprimirá com firmeza qualquer tentativa das empresas que deixem a Rússia de não respeitar unilateralmente suas obrigações”.

O governo dos Estados Unidos advertiu para o esforço de nacionalização de empresas estrangeiras em território russo.

Leia também: “A guerra que o Ocidente poderia ter evitado”, artigo publicado na Edição 102 da Revista Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

2 comentários Ver comentários

  1. Quem com ferro fere, com ferro será ferido. Claro que a Rússia vai retaliar sobre as empresas que se alinharam com o governo americano. Esperava-se o que? Rosas e Chocolate?

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.