Encontrados vestígios de explosivos nos gasodutos Nord Stream

Dutos entre Rússia e Alemanha foram danificados em setembro e a autoria dos atentados ainda não é conhecida
-Publicidade-
Atentado ocorreu em setembro e causou quatro buracos nos dutos | Foto: Reprodução/Flickr
Atentado ocorreu em setembro e causou quatro buracos nos dutos | Foto: Reprodução/Flickr

A Promotoria da Suécia informou nesta sexta-feira, 18, que investigadores encontraram restos de explosivos na região dos gasodutos Nord Stream, danificados em uma misteriosa explosão, em 26 de setembro. Os dois gasodutos, entre Rússia e Alemanha, sob o Mar Báltico, ficaram com buracos — dois em cada duto.

Desde que se descobriram os buracos, Dinamarca e Suécia começaram a investigar os fatos, e, no mês passado, a Dinamarca informou que os vazamentos foram causados ​​por fortes explosões, mas não se sabia informar o que teria causado as explosões.

“Agora, a análise realizada mostra vestígios de explosivos em vários dos objetos recuperados”, comunicou o Ministério Público da Suécia. “A investigação é altamente complexa e abrangente”. Ainda segundo a Promotoria, a continuidade das investigações permitirá saber quem foi o autor da sabotagem.

-Publicidade-

Especialistas dinamarqueses e suecos disseram anteriormente que haviam registrado tremores nas imediações dos vazamentos, mas que os sinais não se assemelhavam aos de terremotos.

O gasoduto Nord Stream 2 não havia sido ativado e o 1 estava com as operações suspensas, depois que a Rússia cortou o fornecimento de gás natural à Alemanha, em reação às sanções impostas pela invasão à Ucrânia. Mesmo assim, havia gás na tubulação e houve vazamento com as explosões nos dutos.

A suspeita inicial sobre os atentados recaía sobre a Rússia, que negou qualquer ação, mas já acusou os Estados Unidos e o Reino Unido de serem os autores da sabotagem.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

3 comentários Ver comentários

  1. Imaginar que a própria Rússia iria destruir esses dutos quando eles tem o controle da alimentação de gás é uma mostra de como a imprensa ocidental foi capturada pelo globalismo.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.