Enviado dos EUA ao Haiti renuncia e critica ações ‘desumanas’ de Biden

'Nossa abordagem para o Haiti continua profundamente falha, e minhas recomendações foram ignoradas', escreveu Daniel Foote
-Publicidade-
Joe Biden foi criticado pelo ex-enviado dos EUA ao Haiti, Daniel Foote
Joe Biden foi criticado pelo ex-enviado dos EUA ao Haiti, Daniel Foote | Foto: Reprodução/YouTube

O enviado especial do governo dos Estados Unidos ao Haiti, Daniel Foote, renunciou ao cargo nesta quinta-feira, 23, e disparou uma série de críticas às ações determinadas pelo presidente Joe Biden em relação aos migrantes haitianos detidos na fronteira norte-americana.

Como noticiamos, o democrata iniciou a deportação de 14 mil haitianos que estavam no Texas e entraram ilegalmente nos EUA, pelo México. Na segunda-feira 20, imagens divulgadas nas redes sociais mostraram oficiais de fronteira dos EUA, a cavalo, balançando as rédeas para impedir imigrantes haitianos de cruzarem o Rio Grande, na fronteira com o México.

Leia mais: “A cavalo, agentes de fronteira dos EUA perseguem imigrantes haitianos com rédeas”

-Publicidade-

“Nossa abordagem política para o Haiti continua profundamente falha, e minhas recomendações foram ignoradas e rejeitadas”, escreveu Foote em carta endereçada a Biden. Segundo o agora ex-enviado dos EUA ao Haiti, as ações lideradas pelo presidente norte-americano foram “desumanas” e “contraproducentes”.

Leia também: “Biden anuncia deportação de 14 mil imigrantes haitianos”

Foote também criticou a decisão de Washington de apoiar o atual primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry, que assumiu o governo do país depois do assassinato do ex-presidente Jovenel Moïse. Henry é suspeito de participação no crime. “A arrogância de nos fazer acreditar que devemos escolher o vencedor, mais uma vez, é impressionante”, criticou.

Leia também: “Por que os democratas querem os imigrantes ilegais”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 49 da Revista Oeste

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.