O vulcão Etna, na Itália, entrou em erupção, nesta quinta-feira, 15, o que desencadeou problemas aos moradores locais. Segundo o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia informou, as lavas geraram uma nuvem de cinzas de 9,5 km e resultaram no fechamento do Aeroporto Catania-Fontanarossa, no sul do país.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
As operações de pouso e decolagem foram totalmente interrompidas e só começaram a ser retomadas, parcialmente, às 18h no horário local. A restrição limitou as chegadas a dois movimentos por hora. Entre 20h e 22h, esta taxa aumentou para seis movimentos.
🇮🇹 🌋 | IMAGENS IMPRESSIONANTES
— Jornal do X (@JornaldoX) August 16, 2024
Erupção do vulcão Etna hoje na Itália. A coluna de cinzas atingiu mais de 9,5 quilômetros de altura. pic.twitter.com/rM8eIHunZd
Devido à precipitação de cinzas vulcânicas, a Prefeitura de Catânia proibiu a circulação de bicicletas e motos por 48 horas, para permitir a limpeza. Outros veículos só podem circular a uma velocidade máxima de 30 km/h, em razão dos riscos de obstrução no tráfego e problemas respiratórios, causados pela poeira. A Direção de Proteção Civil está monitorando a situação.
Erupção gera precipitação de material piroclástico na Itália
O observatório Etneo, do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia, informou que a erupção já acabou. No entanto, houve precipitação de material piroclástico nas regiões de Piano Vetore, Nicolosi, Ragalna e Pedara. Catânia, realmente, foi a mais afetada pelas cinzas.
Leia também: “O Brasil está pegando fogo”, reportagem de Anderson Scardoelli publicada na Edição 224 da Revista Oeste
Imagens mostraram transbordamento de lava da cratera Bocca Nuova e atividade explosiva fraca na cratera Voragine.
O maior vulcão da Europa
O Etna, com 3.350 metros de altura e 35 km de diâmetro na base, fica na costa oriental da Sicília e é o maior vulcão da Europa.
Leia mais: “Não foi o aquecimento global”, reportagem de Myllena Valença publicada na Edição 220 da Revista Oeste
O Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia destaca que, “ao longo dos anos, a alternância de atividades efusivas e explosivas, com fluxos de lava e depósitos piroclásticos, levou à estratificação de produtos vulcânicos”. Suas principais crateras são Bocca Nuova, Voragine, Cratera Nordeste e Cratera Sudeste, cada uma com cerca de 200 metros de diâmetro.