Estado Islâmico pode ter condições de atacar EUA em seis meses, diz Pentágono

Segundo subsecretário para Políticas de Defesa, Talibã tem capacidade para enfrentar o grupo terrorista no Afeganistão
-Publicidade-
Segundo o Pentágono, é preciso monitorar de perto a situação do Estado Islâmico no Afeganistão
Segundo o Pentágono, é preciso monitorar de perto a situação do Estado Islâmico no Afeganistão | Foto: Reprodução/Flickr

A célula do Estado Islâmico que atua no Afeganistão (EI-K) pode ter condições de perpetrar um ataque contra os Estados Unidos dentro de seis meses. O alerta foi feito nesta terça-feira, 26, pelo subsecretário para Políticas de Defesa norte-americano, Colin Kahl, durante uma audiência no Congresso.

Ainda segundo o alto funcionário do Pentágono, o Talibã, que retomou o poder no Afeganistão depois de 20 anos e é inimigo do Estado Islâmico, tem capacidade para enfrentar o grupo terrorista no país.

“Entende-se, atualmente, que EI-K e Al Qaeda têm a intenção de conduzir operações externas, incluindo contra os EUA, mas nenhum deles tem a capacidade, neste momento, de fazê-lo”, afirmou Kahl. “Nós acreditamos que o EI-K consiga atingir essa capacidade entre seis e 12 meses”, completou o subsecretário. Segundo ele, a Al-Qaeda precisaria de “cerca de dois anos” para atingir essa capacidade de ataque.

-Publicidade-

Kahl disse ainda que Estado Islâmico e os talibãs são “inimigos mortais”. “Portanto, o Talibã está altamente motivado a ir atrás do EI-K. Sua capacidade de fazer isso, eu acho, deve ser firme”, analisou.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.