O estilista espanhol Paco Rabanne morreu nesta sexta-feira, 3, aos 88 anos, na comuna de Portsall, na França, informou a holding Puig, que controla uma empresa que leva o nome do artista. A causa da morte não foi revelada.
Paco Rabanne nasceu em 18 de fevereiro de 1934, em Pasaia, Província de Guipúscoa, parte do País Basco espanhol. Sua entrada no mundo da moda foi por meio da mãe, que trabalhava para o estilista espanhol Cristobal Balenciaga.
Diferentemente do que muitos acreditam, Paco Rabanne se chama Francisco Rabaneda y Cuervo. Ele se tornou conhecido por desenhar roupas com aparência metálica e designs inspirados na era espacial da década de 1960.
Apaixonou-se pelas artes ainda na infância, sobretudo pela pintura, começou a desenhar aos 7 anos. As habilidades se aperfeiçoaram quando cursou arquitetura, de onde extraiu ideias que, posteriormente, aplicou ao mundo da moda.
A estreia como estilista ocorreu em 1964. Quatro anos antes, associou-se à família espanhola Puig, lançando perfumes, que serviram de trampolim para a expansão internacional da empresa.
Durante a sua vida, Paco Rabanne escreveu vários livros de sucesso, entre eles, de temática esotérica. No fim da década de 1990, foi presença constante na televisão francesa para falar sobre ocultismo e sua percepção do mundo.
Relacionadas
O nome Paco Rabanne acredito tenha acompanhado pelo menos três gerações como sinônimo de perfume.
Os grandes nomes da moda estão todos partindo. Difícil será encontrar outros à altura. Hoje, a moda está um caos. Antigamente ela era criativa e esteticamente equilibrada.