EUA apoiam ‘fortemente’ adesão da Finlândia e da Suécia à Otan

Turquia vê possível aliança com ressalvas
-Publicidade-
Reunião de membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), com a presença do secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken - 15/05/2022 | Foto: Antony Blinken/Instagram
Reunião de membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), com a presença do secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken - 15/05/2022 | Foto: Antony Blinken/Instagram

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, declarou neste domingo, 15, que o país apoia “fortemente” os pedidos de adesão da Finlândia e Suécia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

“Os Estados Unidos apoiarão fortemente a candidatura da Suécia ou da Finlândia quando optarem por submeter formalmente a candidatura para entrarem na aliança”, disse, durante reunião dos membros da Otan, na Alemanha.

Turquia diverge de apoio

-Publicidade-

A Turquia surpreendeu seus aliados ao afirmar que tinha reservas sobre a adesão da Finlândia e da Suécia.

Neste domingo, o governo turco expôs suas demandas em relação ao apoio. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o país quer que Finlândia e Suécia suspendam o “apoio a grupos militantes curdos que têm presença em seu território e suspendam as proibições de algumas vendas de armas para a Turquia”.

O secretário Antony Blinken explicou que conversou com o representante da Turquia sobre as preocupações do governo turco em relação à adesão dos dois países na aliança militar. “Estou confiante que um consenso poderá ser alcançado e isso não deve atrasar as propostas”, disse.

Finlândia anuncia adesão à Otan

A Finlândia anunciou hoje que o país pretende aderir à Otan, abandonando décadas de neutralidade e ignorando as ameaças russas de possível retaliação.

O comunicado foi feito pelo presidente Sauli Niinisto e a primeira-ministra Sanna Marin, durante entrevista coletiva no Palácio Presidencial, em Helsinque. “Este é um dia histórico. Uma nova era começa”, disse Niinisto.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

1 comentário Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.