EUA não querem a Huawei na rede comercial de 5G e põem em xeque ideia de Fábio Faria

Ministro das Comunicações propunha um meio-termo para o impasse entre o gigante de tecnologia chinês e o Brasil
-Publicidade-
O problema vai além da mera segurança de comunicações internas do governo federal
O problema vai além da mera segurança de comunicações internas do governo federal | Foto: Divulgação/Huawei

Autoridades brasileiras foram informadas por diplomatas norte-americanos que uma rede privativa não é o suficiente para barrar os riscos que a Huawei oferece ao Brasil. O aviso, portanto, dificulta a concretização da ideia do ministro das Comunicações, Fábio Faria. É o que informou nesta segunda-feira, 12, o jornal Folha de S.Paulo. A equipe de Faria recebeu o aviso em viagem oficial aos Estados Unidos, em junho, segundo a reportagem.

A comitiva do ministro buscava o reconhecimento estrangeiro da rede privativa (um canal fechado para o governo federal). Pelos cálculos de Faria, o gigante de tecnologia chinês só poderia fornecer material na rede comercial, o que agradaria tanto aos chineses quanto aos norte-americanos. Os EUA acusam a empresa de espionar para o Partido Comunista. O modelo proposto não agradou a Biden, que insiste no banimento da Huawei em todo o 5G brasileiro.

Conforme a Casa Branca, o problema vai além da mera segurança de comunicações internas do governo federal. Companhias ligadas ao regime chinês representam uma ameaça também às redes comerciais, uma vez que o 5G tem potencial de aumentar a conectividade atual nos mais diversos setores.

-Publicidade-

Leia também: “O jogo do gigante”, reportagem publicada na Edição 58 da Revista Oeste

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site