A Justiça dos Estados Unidos ordenou na segunda-feira 6 a apreensão de dois aviões pertencentes ao oligarca russo Roman Abramovich. O ex-dono do clube de futebol Chelsea é considerado um dos magnatas mais influentes do círculo de relações de Vladimir Putin, presidente da Rússia.
A alegação dos EUA é que os aviões não respeitaram diretrizes incluídas nas sanções norte-americanas à Rússia, em razão da guerra na Ucrânia.
Segundo o Departamento de Justiça dos EUA, as duas aeronaves, um Boeing 787-8 Dreamliner e um jato executivo Gulfstream G650ER, voaram sobre o território russo, em desrespeito aos controles de exportação norte-americanos fixados em 2 de março para aviões fabricados no país.
Juntos, os dois aviões são avaliados em cerca de US$ 400 milhões. Segundo a imprensa norte-americana, uma das aeronaves está em Dubai, enquanto a outra estaria na Rússia.
Roman Abramovich não está entre as personalidades russas sancionadas pelos Estados Unidos por causa da guerra na Ucrânia, mas consta na lista de restrições da União Europeia.
Relacionadas
Quem são os oligarcas
Dono da 157ª maior fortuna do planeta, segundo o ranking da Forbes de fevereiro, com US$ 13 bilhões, Abramovich goza há quase três décadas de um poder que transcende as cifras. O ex-dono do Chelsea é o rosto mais célebre de um grupo de empresários que ficaram conhecidos no noticiário como “oligarcas russos” — uma trupe de endinheirados com aura de vilões hollywoodianos.
Em comum, todos eles apresentam biografias com pontos obscuros, vinculados a crimes e corrupção.
Trata-se de um grupo de hábeis empresários que soube tirar proveito de situações na transição administrativa depois do fim da União Soviética. Um clube seleto que se associou ao poder numa relação em que todos ganharam. Durante os anos 1990, a Rússia apressou a venda de boa parte da máquina estatal, privatizando empresas de setores estratégicos, como petróleo e gás.
Leia também: Um oligarca russo contra a parede, reportagem de Bruno Freitas na Edição 104 da Revista Oeste.
Você precisa de uma assinatura válida para enviar um comentário, faça um upgrade aqui.
Entre ou assine para enviar um comentário *
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.