EUA realizaram 1,6 milhão de detenções na fronteira sul do país em 2021

Trata-se do número mais alto desde 1986
-Publicidade-
Mais de 1,6 milhão de pessoas foram detidas na fronteira dos EUA em 2021
Mais de 1,6 milhão de pessoas foram detidas na fronteira dos EUA em 2021 | Foto: Reprodução/Redes sociais

A Patrulha de Fronteira dos Estados Unidos prendeu 1,66 milhão de migrantes que tentaram atravessar irregularmente a fronteira sul do país nos últimos 12 meses, informou o Serviço de Alfândegas e Proteção das Fronteiras (CBP) na última sexta-feira, 22. Trata-se do nível mais alto de prisões desde 1986.

As travessias de fronteira ultrapassaram a marca de 1,6 milhão por ano em pelo menos duas ocasiões, 1986 e 2000. Em 2019, quando as tentativas de migração atingiram o pico sob a administração do ex-presidente Donald Trump, a Patrulha de Fronteira realizou 850 mil apreensões.

-Publicidade-

O número de crianças desacompanhadas que chegam à fronteira também aumentou, pressionando o presidente Joe Biden a construir redes de abrigos improvisados em centros de convenções e arenas esportivas. Neste ano, quase 145 mil crianças cruzaram a fronteira para os Estados Unidos sem a companhia de um dos pais — quase o dobro do recorde anterior (2019).

Recentemente, uma onda de migração atingiu a fronteira, com um grupo de cerca de 15 mil pessoas chegando à pequena cidade de Del Rio, no oeste do Texas. Os agentes norte-americanos mantiveram os migrantes em “quarentena” por mais de uma semana enquanto trabalhavam para avaliar suas informações pessoais. No fim, pelo menos 7,5 mil migrantes foram deportados de volta para o Haiti, decisão que provocou críticas até mesmo dos democratas.

Trata-se de mais uma crise da gestão Biden, que busca alternativas para controlar o fluxo migratório crescente nos Estados Unidos.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.