-Publicidade-

Museu de NY vai remover estátua de Roosevelt

Monumento em homenagem ao ex-presidente dos EUA será retirado da entrada do local
Estátua em memória a Theodore Roosvelt vai deixar a entrada de museu | Foto: REPRODUÇÃO/TWITTER
Estátua em memória a Theodore Roosvelt vai deixar a entrada de museu | Foto: REPRODUÇÃO/TWITTER | theodore roosvelt - estátua - museu de nova york - ny

Monumento em homenagem ao ex-presidente dos EUA será retirado da entrada do local

theodore roosvelt - estátua - museu de nova york - ny
Estátua em memória a Theodore Roosevelt vai deixar a entrada de museu
Foto: REPRODUÇÃO/TWITTER

Imagem de um homem montado em cavalo ao lado de outro homem. Assim pode ser descrito o monumento em memória de Theodore Roosevelt, que presidiu os Estados Unidos de 1901 a 1909, localizado na entrada do Museu de História Natural de Nova York. Em meio à onda de ataques a estátuas de personagens históricos, a organização do espaço e a prefeitura da cidade norte-americana parecem, entretanto, que têm outro entendimento da escultura.

Leia mais: “Johnson critica ataque a estátua de Churchill”

Nesta segunda-feira, 22, os responsáveis pelo museu nova-iorquino avisaram que a estátua será removida. De acordo com eles, a imagem traz traços de discriminação racial. Afinal, para a organização da instituição, a figura do homem em pé ao lado de Theodore Roosevelt representaria um negro servindo um homem branco. Nesse sentido, Ellen Futter, presidente do museu, afirmou que chegou o momento de tirar tal monumento de lá, conforme noticiado pelo jornal The New York Times.

“Pessoas negras e indígenas como subjugadas”

Prefeito de Nova York, Bill de Blasio fez questão de registrar que concorda com a presidente do museu a respeito da retirada da estátua. “Retrata pessoas negras e indígenas como subjugadas e racialmente inferiores”, disse o político, que é do Partido Democrata.

Trump discorda

Integrante do Partido Republicano e presidente que começa a trabalhar a candidatura à reeleição, Donald Trump vai na contramão do prefeito de Nova York e da organização do museu. Para o republicano, não faz sentido remover a estátua em memória ao ex-presidente Theodore Roosevelt.

“Ridículo, não façam isso”, afirmou o atual presidente dos Estados Unidos por meio de postagem no Twitter. Anteriormente, Trump já havia falado de ataques de vandalismo a estátuas no país e em outros lugares do mundo. De acordo com ele, ações de esquerda contra imagens não podem ser incentivadas por autoridades.

“Turba descontrolada de esquerda está tentando vandalizar nossa história”

“A turba descontrolada de esquerda está tentando vandalizar nossa história, profanar nossos monumentos — nossos lindos monumentos —, derrubar nossas estátuas e punir, cancelar e perseguir qualquer um que não se sujeite a suas exigências de controle absoluto e total. Não estamos nos sujeitando”, comentou Trump em meio a um discurso realizado na última semana, conforme noticiado pela agência de notícias Reuters.

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.
-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.
R$ 19,90 por mês