Revista Oeste - Eleições 2022

Europa anuncia meta: cortar 90% do petróleo russo até o fim do ano

União Europeia divulga nova rodada de sanções aos russos, com interrupção de importações marítimas
-Publicidade-
Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, anunciou nova fase de sanções
Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, anunciou nova fase de sanções | Foto: Reprodução/Twitter

A União Europeia anunciou na segunda-feira 30 uma nova rodada de sanções, focada no comércio de petróleo russo. O bloco que reúne 27 países externou a meta de cortar 90% das importações vindas da Rússia até o fim do ano.

As sanções sobre o petróleo russo foram definidas depois de reunião de membros do bloco em Versalhes, na França. Presidente da Comissão Europeia, a alemã Ursula von der Leyen afirmou que o novo plano do continente inclui quatro pilares: mecanismos para poupar energia, corte da dependência da Rússia, investimento maciço em energia renovável e financiamento de países.

Pelo acordo definido em Versalhes, a União Europeia decidiu cortar imediatamente as importações via marítima. Assim, apenas o fornecimento russo por oleoduto segue mantido, atendendo a uma pressão da Hungria.

-Publicidade-

Construído na era soviética, o Druzhba é o maior oleoduto do mundo, com cerca de 4.000 quilômetros de extensão e responde por um terço do petróleo importado pela União Europeia, alimentando principalmente Hungria, República Tcheca, Eslováquia e a parte leste da Alemanha.

A União Europeia importa cerca de 40% do seu gás natural e 25% de seu petróleo da Rússia. A manutenção dessa dependência tem sido motivo de tensão para o bloco, que acredita que a relação comercial ajuda a financiar as forças militares russas, em tempos de guerra na Ucrânia.

Além do corte nas importações de petróleo, a União Europeia concordou em ceder mais € 9 bilhões em ajuda para a Ucrânia, em razão da invasão militar da Rússia.

 

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

2 comentários Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.