-Publicidade-

Reino Unido assina 1º grande acordo pós-Brexit com Japão

Negociação livra 99% das exportações britânicas para o país asiático de tarifas.
A secretária britânica de Comércio, Liz Truss, que fechou o acordo comercial com o Japão | Foto: Policy Exchange/Wikimedia Commons
A secretária britânica de Comércio, Liz Truss, que fechou o acordo comercial com o Japão | Foto: Policy Exchange/Wikimedia Commons | brexit, reino unido, japão, acordo comercial

Negociação livra 99% das exportações britânicas para o país asiático de tarifas

brexit, reino unido, japão, acordo comercial
A secretária britânica de Comércio, Liz Truss, que fechou o acordo comercial com o Japão
Foto: Policy Exchange/Wikimedia Commons

O Reino Unido e o Japão assinaram formalmente um acordo comercial nesta sexta-feira, 23, marcando o primeiro grande acordo comercial pós-Brexit dos britânicos, enquanto continuam as tentativas para um acordo com seus parceiros comerciais mais próximos, a União Europeia (UE).

A Grã-Bretanha deixou formalmente a UE em janeiro e se concentrou na negociação de novos pactos comerciais com países ao redor do mundo, uma vez que o período de transição termina em 31 de dezembro.

“Como é apropriado estar na terra do sol nascente para dar as boas-vindas ao amanhecer de uma nova era de livre comércio”, disse a secretária britânica de Comércio, Liz Truss, a repórteres após a cerimônia de assinatura em Tóquio. “Este é o primeiro novo acordo de livre comércio a ser acordado desde que o Reino Unido voltou a ser uma nação comercial independente.”

A assinatura ocorre depois que Liz e o ministro das Relações Exteriores do Japão, Toshimitsu Motegi, chegaram a um amplo acordo em setembro.

Motegi destacou que a assinatura ocorreu em apenas quatro meses e meio desde o início das negociações.

“Esta é uma manifestação da determinação do Japão e do Reino Unido em continuar promovendo vigorosamente o livre comércio”, disse o ministro.

O Reino Unido afirma que o acordo significa que 99% de suas exportações para o Japão vão ser livres de tarifas e que podem aumentar o comércio em US$ 19,9 bilhões no longo prazo, em comparação com 2018.

O acordo remove as tarifas da Grã-Bretanha sobre os carros japoneses em etapas até zerá-las em 2026º mesmo que foi feito no acordo comercial mantido entre o Japão e a EU.

O ministro disse que o negócio deve entrar em vigor em 1º de janeiro de 2021.

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.
R$ 19,90 por mês