Revista Oeste - Eleições 2022

Ex-embaixatriz ucraniana no Brasil rebate fala de Lula sobre guerra

Fabiana Tronenko criticou comentário de ex-presidente, que afirmou que resolveria conflito “tomando cerveja”
-Publicidade-
Fabiana Tronenko falou em desrespeito de ex-presidente em relação ao conflito na Ucrânia
Fabiana Tronenko falou em desrespeito de ex-presidente em relação ao conflito na Ucrânia | Foto: Reprodução/Twitter

Ex-embaixatriz da Ucrânia no Brasil Fabiana Tronenko criticou as recentes declarações do ex-presidente Lula a respeito da invasão militar da Rússia em território ucraniano. O provável candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) na eleição deste ano disse que resolveria a guerra “em uma mesa tomando cerveja”.

Lula se referiu ao conflito entre ucranianos e russos em um evento promovido pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) na última semana.

“A quem interessa essa guerra? A razão dessa guerra, por tudo o que eu compreendo, que eu leio e que eu escuto, seria resolvida aqui no Brasil em uma mesa tomando cerveja. Teria resolvido aqui se não na primeira cerveja, na segunda; se não desse na segunda, na terceira; se não desse na terceira, até acabarem as garrafas a gente ia fazer um acordo de paz”, afirmou Lula.

-Publicidade-

Fabiana Tronenko usou sua conta no Instagram para rebater a declaração, falando em desrespeito sobre a situação enfrentada pelos ucranianos e citando o trabalho do presidente Volodymyr Zelensky.

“Que desrespeito do ex-presidente Lula com o povo ucraniano e com todos os esforços do Presidente Zelenskyi”, escreveu a ex-embaixatriz. “Liberdade, democracia e vidas não se resolvem em uma mesa de bar.”

Casada com o embaixador Rostyslav Tronenko, a brasileira Fabiana foi embaixatriz no país entre 2012 e 2021. Antes, havia desempenhado a função em Portugal, entre 2005 e 2010.

Em janeiro, Fabiana e a filha Mariana, que é ucraniana, retornaram da Ucrânia para o Brasil, enquanto o marido permaneceu em Kiev, acompanhando as ameaças de invasão russa. Atualmente, Rostyslav Tronenko segue em seu país trabalhando em esforços diplomáticos ligados ao conflito, especialmente na facilitação de saída de pessoas para nações vizinhas.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

13 comentários Ver comentários

  1. Os 9 do STF formam uma guangue petista que o país ainda não se deu conta por completo da capacidade deles em “agradecer” aos 9 (dedos e a si próprios).

  2. O cachaceiro achou que falava apenas pra platéia adestrada idiotizada.
    O evento e a pataquada mostra que o mundo já não aplaude bandido mais…….

  3. “Embaixatriz” não é “função”, Oeste – ela é chamada assim pelo simples fato de ser casada com o embaixador.

    Se ela tivesse a “função” de representar a Ucrânia, ela seria chamada “embaixadora”.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.