Revista Oeste - Eleições 2022

Ex-soldado nazista de 101 anos é condenado por crimes na Segunda Guerra

Homem identificado como Josef S é o criminoso mais velho a ser julgado pela Justiça alemã por episódios no conflito
-Publicidade-
Ex-soldado Josef S cobre o rosto durante julgamento na Alemanha
Ex-soldado Josef S cobre o rosto durante julgamento na Alemanha | Foto: Reprodução/DW

Um ex-soldado nazista de 101 anos foi condenado na Alemanha à prisão, nesta terça-feira, 28, por crimes cometidos durante a Segunda Guerra Mundial. Identificado como Josef S, o sobrevivente é o criminoso mais velho a ser julgado em um tribunal alemão por episódios no conflito.

Josef S é acusado de ajudar no assassinato de 3.518 pessoas em Sachsenhausen, perto de Berlim. Durante o julgamento, que começou em outubro de 2021, o ex-soldado negou ter sido integrante da SS, organização paramilitar ligada ao governo de Adolf Hitler.

O ex-soldado é acusado de participar da execução de prisioneiros de guerra soviéticos, por meio de uma câmara de gás. Josef S teria trabalhado no local por três anos, a partir de 1942. A defesa pediu sua absolvição e deve recorrer da sentença de prisão.

-Publicidade-

Milhares de pessoas morreram em Sachsenhausen durante a Segunda Guerra Mundial, seja de fome, por trabalho forçado, experimentos médicos, seja por assassinato pelas forças da SS. Estima-se que mais de 200 mil pessoas foram confinadas no local, incluindo presos políticos, judeus e ciganos.

“Não sei por que estou sentado aqui na lixeira. Realmente não tive nada a ver com isso”, disse Josef S, em sua declaração final na véspera do veredito.

Josef S não está totalmente identificado na Alemanha devido às convenções a respeito de privacidade. É improvável que o ex-soldado cumpra sua sentença, já que a Justiça alemã vai precisar primeiro decidir se permite seu recurso, em desdobramento que tende a levar vários meses.

Além do ex-soldado nazista, um ex-secretário de campo de concentração, hoje com 97 anos, está atualmente sendo julgado no norte da Alemanha.

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.