O rover Perseverance, da Nasa, encontrou matéria orgânica na Cratera Jezero, em Marte. Os pesquisadores ainda não divulgaram muitos detalhes acerca da descoberta, mas ela é “muito importante”, visto que o explorador tecnológico conseguiu um progresso com sua missão, na busca por vestígios de vida no planeta vermelho.
O material descoberto sugere que o ciclo geoquímico de formação do planeta é mais complexo do que o previsto. O local foi um lago há bilhões de anos, e as hipóteses mais aceitas explicam que esse achado é resultado de uma interação entre a água e a rocha, depósitos de poeira interplanetária ou colisão de meteoros.
Leia também: “Nasa revela novas fotos ultravioletas de Marte”
Os especialistas publicaram um estudo sobre a matéria na revista científica Nature, na quarta-feira 12, mas não revelaram com precisão qual ou quais moléculas foram encontradas. Em 2022, o Perseverance descobriu sinal de possível vida microbiana em Marte.
Como o explorador de Marte encontrou a matéria orgânica
Batizado Sherloc, este instrumento ajudou o Perseverance na descoberta, visto que permite o mapeamento e a análise finos de minerais de moléculas orgânicas. Ao todo, Sherloc tinha de examinar dez alvos e detectou moléculas orgânicas em todos eles.
O projeto busca compreender melhor como o astro se formou e evoluiu (inicialmente), além de analisar a história dos processos geológicos que moldaram Marte ao longo do tempo e descobrir se planeta já hospedou vida.