Fifa pode facilitar ingresso de homens biológicos no futebol feminino

Maior entidade do esporte avalia reduzir a medição de testosterona entre homens que se identificam como mulheres
-Publicidade-
Na imagem acima, as duas atletas são mulheres biológicas
Na imagem acima, as duas atletas são mulheres biológicas | Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

A Federação Internacional de Futebol (Fifa) considera a hipótese de reduzir a medição de testosterona entre homens biológicos que se identificam como mulheres para participar da modalidade feminina. O atual padrão de elegibilidade estabelecido pela maior entidade do esporte é de 5 nanomols por litro depois de 12 meses, segundo o jornal britânico Daily Mail.

“Os novos regulamentos ainda estão em fase de consulta, e alguns membros da alta administração da Fifa não estão convencidos de que devam ser publicados em sua forma atual”, noticiou o periódico, no domingo 19.

-Publicidade-

A possibilidade de mudança na Fifa ocorre no mesmo momento em que a União Ciclista Internacional (UCI) endureceu os requisitos para homens biológicos participarem do ciclismo feminino. A medida foi aplicada depois de a ciclista transgênero Emily Bridges vencer uma competição de mulheres.

A vitória foi criticada pela Women’s Rights Network, uma organização com sede no Reino Unido que defende os direitos das mulheres. No Twitter, um usuário comentou o caso: “Essa foto conta perfeitamente a história da ideologia de gênero. Homens primeiro, mulheres e crianças depois”.

Esse tipo de história se tornou uma tendência nos esportes: os homens biológicos passaram não apenas a participar, mas também a dominar as disputas femininas. A nadadora Lia Thomas, por exemplo, venceu competições de natação por margens sem precedentes. No ano passado, a levantadora de peso Laurel Hubbard foi nomeada “Atleta do Ano”.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

8 comentários Ver comentários

  1. A diferença entre homens e mulheres não pode ser resumida ao nível de testosterona.
    Isso é do tempo em que a única preocupação era que mulheres biológicas elevassem seus níveis da testosterona para obter vantagem.
    Homem biológico em esporte feminino é uma covardia !!
    Se não fosse, não haveria essa distinção em praticamente todos os esportes.

  2. Essa gente fica tratando a existência de seres humanos com cromossomos XX e XY como se fosse um acidente de percurso a ser descartado para tapear a realidade.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.