Fittipaldi e Matarazzo perdem eleição na Itália

Ítalo-brasileiros concorriam à vaga sul-americana no Senado italiano, mas foram derrotados pelo argentino Mario Borghese
-Publicidade-
Emerson Fittipaldi e Andrea Matarazzo não conseguem vaga no Senado italiano
Emerson Fittipaldi e Andrea Matarazzo não conseguem vaga no Senado italiano | Foto: Divulgação

O ex-piloto Emerson Fittipaldi e o ex-vereador paulistano Andrea Matarazzo não conseguiram se eleger nas eleições da Itália. Os dois ítalo-brasileiros disputavam uma cadeira no Senado do país.

Fittipaldi e Matarazzo concorriam na disputa regional na América do Sul. O vencedor foi o argentino Mario Alejandro Borghese, que já era deputado na atual legislatura, com 58.233 votos.

Tricampeão mundial da Fórmula 1, Fittipaldi obteve 31.386 votos. Por sua vez, Matarazzo terminou o pleito com 27.202.

-Publicidade-

Dos 50,8 milhões de eleitores italianos registrados para votar, 4,7 milhões estão fora do país, sendo 418 mil deles no Brasil. O país faz parte da seção da América do Sul, ao lado de outras 12 nações.

Com 756 mil eleitores cadastrados, a Argentina historicamente tem mais força para eleger representantes no Parlamento da Itália. Dois deputados e um senador são indicados pelos países da América do Sul.

Fittipaldi concorria pelo Irmãos da Itália, partido de direita de Giorgia Meloni, que saiu vencedor na disputa principal. Já Matarazzo, que concorreu à Prefeitura de São Paulo pelo PSD em 2020, é ligado ao Partido Socialista, aliado do Partido Democrático, principal sigla de centro-esquerda da Itália.

Os eleitores ítalo-brasileiros não tiveram sucesso na disputa pelo Senado, mas conseguiram eleger para a Câmara Fabio Porta, da mesma chapa de Matarazzo, com 22.436 votos. A outra cadeira ficou com o argentino Franco Tirelli.

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.