Francês é condenado a oito anos de prisão no Irã por espionagem

Benjamin Briere foi detido no país em maio de 2020, depois de pilotar um drone
-Publicidade-
Foto: Divulgação/ Redes sociais
Foto: Divulgação/ Redes sociais

Na terça-feira 25, Benjamin Briere foi condenado a oito anos de prisão por acusações de espionagem. Segundo as informações divulgadas em nota por seu advogado, Philippe Valent, o julgamento foi uma farsa politicamente armada para usar o francês como uma “moeda de troca”.

Benjamin Briere foi detido no Irã em maio de 2020, depois de pilotar um drone (veículo aéreo não tripulado e controlado remotamente). O aparelho capturou imagens aéreas do deserto que fica perto da fronteira entre Irã e Turcomenistão. O francês, que sempre negou qualquer irregularidade, ainda recebeu uma sentença adicional de oito meses por propaganda contra a República Islâmica.

“É inaceitável que Benjamin Briere permaneça refém de negociações por parte de um regime que persiste em seu desejo de deter arbitrariamente um cidadão francês”, disse Valent.

-Publicidade-

O outro advogado do acusado, Saeid Dehghan, afirmou que Briere ficou chocado com a sentença e que ele vai apelar contra a decisão do tribunal. Além disso, Dehghan contou em nota que a família do francês está alarmada com sua condição física e psicológica e pediu para as autoridades francesas intervirem. No passado, o governo francês já havia alertado o Irã de que a forma como estava lidando com os casos de cidadãos franceses poderia atrapalhar as relações entre os dois países.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.