Governador da Califórnia vence recall e ficará no cargo, apontam pesquisas

Gavin Newsom, do Partido Democrata, obteve apoio da maioria da população para completar o seu mandato, até janeiro de 2023
-Publicidade-
O governador da Califórnia, Gavin Newsom, do Partido Democrata, continuará no cargo até o fim do mandato, em 2023
O governador da Califórnia, Gavin Newsom, do Partido Democrata, continuará no cargo até o fim do mandato, em 2023 | Foto: Reprodução/Redes sociais

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, do Partido Democrata, venceu o recall no Estado norte-americano e continuará no cargo. É o que apontam as pesquisas desta quarta-feira, 15, um dia depois da votação que poderia ter removido o atual mandatário do posto.

A CNN e as agências Associated Press (AP) e Reuters já projetam a vitória do democrata. Com 62% das cédulas apuradas, Newsom aparece com uma expressiva vantagem de 32 pontos porcentuais (66% dos eleitores apoiam sua permanência no cargo e 34% são favoráveis à remoção).

Leia mais: “Democratas planejam aumento de impostos para ‘pagar a conta’ de agenda de Biden”

-Publicidade-

O resultado oficial, segundo a imprensa norte-americana, deve ser divulgado em alguns dias. A certificação só ocorrerá em outubro.

Newsom já comemorou a vitória em declaração para seus apoiadores. “Os eleitores disseram ‘sim’ à ciência, à vacina, ao direito de votar sem medo, à diversidade, à inclusão e aos direitos das mulheres”, afirmou o governador.

Leia também: “Inflação nos Estados Unidos acumula alta de 5,3% em 12 meses”

A legislação na Califórnia permite o recall, por meio do qual os governantes podem ser removidos de seus cargos durante o mandato. É necessário reunir o apoio de pelo menos 12% dos eleitores que participaram da última votação para que o recall seja convocado.

Newsom foi eleito em 2018 com 62% dos votos, derrotando John Cox (38%). Seu mandato termina em janeiro de 2023. A Califórnia é um Estado historicamente alinhado ao Partido Democrata.

Leia também: “‘Trabalha duro para ajudar o seu povo’, diz Trump sobre Bolsonaro”

Telegram
-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Meios de pagamento
Site seguro