-Publicidade-

Governador de Nova York escondeu mortes por covid-19 em asilos, admite assessora

Democrata teria ocultado os números de lares de idosos porque temia uma investigação do Departamento de Justiça do governo Trump
Governador de Nova York, Andrew Cuomo
Governador de Nova York, Andrew Cuomo | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Melissa DeRosa, assessora do governador de Nova York, Andrew Cuomo, admitiu que o democrata encobriu o número de mortes por covid-19 em lares de idosos. A gestão teria ocultado os dados porque temia uma investigação do Departamento de Justiça do então presidente republicano Donald Trump.

A admissão foi feita durante uma videoconferência com líderes estaduais do Partido Democrata. O áudio vazou. DeRosa disse que em agosto do ano passado Cuomo rejeitou um pedido legislativo para a contagem de mortes porque “bem na mesma época, [o então presidente Donald Trump] transformaria isso em um gigante futebol político”.

Leia mais: “Coronavírus circulou pela China dois meses antes do que se imaginava, informa OMS”

A imprensa dos Estados Unidos, como os jornais New YorK Post, The New York Times e CNN estão repercutindo as revelações.

Legisladores de ambos os partidos pediram a retirada do governador dos poderes emergenciais exercidos por ele durante a pandemia. Já os republicanos exigiram também a renúncia de altos funcionários do governo Cuomo e novas investigações federais.

Relatório divulgado em janeiro pela procuradora-geral de Nova York, Letitia James, sugere que Nova York subestimou as mortes entre os residentes de asilos em até 50%. Mais de 13.000 idosos morreram em casas de repouso no Estado.

 

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

2 comentários

Envie um comentário

-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.
R$ 19,90 por mês