O ministro das Relações Exteriores de Lula, Mauro Vieira, disse, nesta terça-feira, 20, que as declarações do chanceler de Israel, Israel Katz, são “inaceitáveis na forma, e mentirosas no conteúdo”.
“Uma chancelaria dirigir-se dessa forma a um chefe de Estado, de um país amigo, o presidente Lula, é algo insólito e revoltante”, afirmou Vieira, na saída da Marina da Glória, local de reuniões do G20, no Rio de Janeiro. “Uma chancelaria recorrer sistematicamente à distorção de declarações e a mentiras é ofensivo e grave. É uma vergonhosa página da história da diplomacia de Israel, com recurso a linguagem chula e irresponsável.”
Conforme Vieira, ele está “seguro” de que a atitude do governo Netanyahu e sua “anti diplomacia não refletem o sentimento da sua população”. “O povo israelense não merece essa desonestidade, que não está à altura da história de luta e de coragem do povo judeu”, observou o ministro. “Em mais de 50 anos de carreira, nunca vi algo assim.”
Chanceler de Israel rebate Lula
Mais cedo, Katz rebateu ataques do presidente Lula a Israel. O ministro se dirigiu diretamente ao petista, em português, e interpelou: “Como ousa comparar Israel a Hitler?”.
No post, Katz observou que “Israel embarcou numa guerra defensiva contra os novos nazistas”. Além disso, escreveu que a comparação feita pelo presidente é vergonhosa, promíscua e delirante, além de “um cuspe no rosto dos judeus brasileiros”.
Leia também: “Anão diplomático”, reportagem publicada na Edição 166 da Revista Oeste
muita paciência.
eu não gosto e não aprovo a “cara nem o sotaque” deste desgoverno.
em tudo que se metem, cometem gafes das piores.
ou são despreparados ou são venais mesmo.
pobre e podre Brasil.
Dois bêbados e uma narrativa.
Como essas carniças gostam de inverter os papeis!
Quais declarações foram falsas e mentirosas?
todas.
Esse sr Mauro Vieira deve ser surdo ou nao quis nem ouvir o discurso de Lula.afronta clara ao povo judeu.algo indefensavel para qualquer embaixador…nao seja arrogante sr embaixador,peça descupas e enfie o rabo entre as pernas.
Será que haverá uma alteração da guerra depois da fala do ladrao…Israel tá cagando de medo .
Esse aí é aquele cara tentando apagar pixação com bosta. A mancha na parede vai ficando cada vez pior….O melhor seria reconhecer o exagero q foi a colocação de Luladrão e se retratar. Com isso a imprensa marrom amiga ajudaria a enterrar o caso, uma vez q os próprios Israelenses estariam atendidos na sua reclamação. Mas a quadrilha não aceita ficar por baixo. Além disso, como Israel foi o condutor para q várias nações tirassem o financiamento daquela agência da ONU, q ao invés dos palestinos estava a financiar o Hamas, isso foi o q pegou. Tudo q envolve financiamento escuso tem a quadrilha tupiniquim no mesmo pacote.
Senso de ridículo, nada.
Israel tá se lixando para o que este energúmeno fala…..
Claro que nenhum auxiliar do Lula tem coragem de dizer ao gângster que ele errou. Bando de frouxos