Governo não renova licença do maior canal de TV das Filipinas

Com o fechamento da ABS-CBN, cerca de 11 mil pessoas devem perder o emprego.
-Publicidade-
Foto: Patrick Roque/Wikimedia
Foto: Patrick Roque/Wikimedia | ABS-CBN televisão Filipinas

Decisão foi tomada pelo Congresso do país e contou com o apoio do presidente Rodrigo Duterte

ABS-CBN televisão Filipinas
Foto: Patrick Roque/Wikimedia
-Publicidade-

O maior canal de televisão das Filipinas, o ABS-CBN, terá de paralisar suas operações após o Congresso do país recusar-se a renovar a licença de funcionamento da emissora pelos próximos 25 anos. O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, foi um grande incentivador para que o Parlamento se negasse a renovar a autorização.

O canal adotava uma linha crítica ao presidente Duterte, denunciando suas políticas de enfrentamento das drogas e o crescente autoritarismo em seu governo.

Em comunicado divulgado nesta terça-feira, a agência do governo responsável pelas licenças afirmou que, “sem a aprovação congressual, como exige a lei, a empresa deve cessar suas operações em televisão e rádio”, informou a rede de televisão Al Jazeera.

Segundo a Comissão Nacional de Telecomunicações, a licença expirou ontem, 4 de maio, e a empresa tem até dez dias para cumprir a ordem. Parlamentares da oposição denunciaram que esse é mais um passo do governo Duterte contra a imprensa livre e a democracia no país asiático.

Com o fechamento da ABS-CBN, cerca de 11 mil pessoas devem perder o emprego. A empresa afirmou, em nota, que vai cumprir a lei, mas lamenta e acredita que essa é “uma tentativa de privar os filipinos dos serviços da ABS-CBN”.

Fundada em 1953, a ABS-CBN é um dos maiores e mais influentes grupos de mídia do sudeste da Ásia. Ela é líder de audiência nas Filipinas, com 80 estações de TV em todo o país.

Telegram
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

1 comment

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site