Inflação na Venezuela: bolívar perde 6 zeros e ditadura anuncia moeda digital

Valores serão divididos por 1 milhão para que uma nova série de cédulas entre em vigor
-Publicidade-
O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro
O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro | Foto: Reprodução/Redes sociais

O governo venezuelano decidiu cortar seis zeros do bolívar, moeda oficial do país, e disponibilizar sua versão digital. Na prática, os valores serão divididos por 1 milhão e haverá uma nova série de cédulas (5, 10, 20, 50 e 100 bolívares), além da moeda de 1.

Leia também: “Êxodo venezuelano até 2022 pode superar o da Síria”

“A partir de 1º de outubro de 2021, o bolívar digital entrará em vigor, aplicando-se uma escala monetária que elimina seis zeros da moeda nacional”, informou o Banco Central da Venezuela em comunicado. “Ou seja, todo o valor monetário e tudo o que for expresso em moeda nacional serão divididos por 1 milhão”.

-Publicidade-

Leiamais: “Salário mínimo da Venezuela compra apenas 1% da cesta básica”

A primeira reconversão foi realizada em 2008 pelo antecessor de Maduro, o então presidente Hugo Chávez. É a terceira vez que a medida é adotada, totalizando a subtração de 14 zeros do bolívar. Devido à instabilidade local, é comum que as negociações do dia a dia ocorram com base em preços marcados em dólares americanos.

O economista César Aristimuño, diretor de uma consultoria com sede em Caracas, disse à AFP que a decisão era esperada. “Os processos de faturamento e os processos contábeis das empresas já eram praticamente impossíveis”, argumentou.

Reconversão não resolve a hiperinflação

De acordo com o Observatório Venezuelano de Finanças (OVF), a inflação acumula alta de 2.616% nos últimos 12 meses no país.

“A reconversão não acabou com a hiperinflação, ao contrário, acelerou, aprofundou a destruição do bolívar”, disse Ángel Alvarado, ex-deputado e membro do OVF.

Para Marisela López, vendedora de hortaliças no mercado de Catia, zona popular a oeste de Caracas, não haverá mudança. “Vamos ficar no mesmo”, afirmou. “Sobem os zeros, baixam os zeros, é como um jogo, mas a atividade da economia continua igual.”

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

3 comentários

  1. O país socialista produziu um monte de milionários… Essa é a fórmula socialista de se promover a riqueza e o desenvolvimento da nação.
    STF vergonha mundial.
    Senadores: renovação já da composição do STF!
    Deputador: critérios para escolha e renovação a cada 8 anos (no máximo) dos “iluminados” do STF!

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Meios de pagamento
Site seguro