Invasão chinesa em Taiwan teria consequências terríveis

É o que afirma o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken
-Publicidade-
Antony Blinken ressaltou a aliança dos Estados Unidos com Taiwan
Antony Blinken ressaltou a aliança dos Estados Unidos com Taiwan | Foto: Reprodução/Flickr

Qualquer movimento da China para invadir Taiwan teria consequências terríveis, afirmou o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, em coletiva de imprensa realizada na última sexta-feira, 3. “Espero que os líderes chineses pensem com muito cuidado sobre isso”, advertiu.

Durante a conferência Reuters Next, Blinken disse ainda que as Forças Armadas norte-americanas seguirão apoiando a ilha autônoma. “Os Estados Unidos estão comprometidos em garantir que Taiwan tenha os meios para se defender”, salientou. “Uma crise na região não seria do interesse de ninguém.”

A medida está em consonância com os recentes movimentos políticos do presidente Joe Biden, que pretende diminuir a influência da China na região asiática. Por isso, as relações dos norte-americanos com a ilha capitalista se fortaleceram nos últimos meses de 2021.

-Publicidade-

China versus Taiwan

A China tem condições de fazer um bloqueio aeronaval em Taiwan, além de cortar as linhas de comunicação com os Estados Unidos e potências aliadas no arquipélago. De acordo com o Relatório de Defesa Nacional de 2021, os chineses aumentaram sua produção de mísseis balísticos.

O documento detalha ainda a cooperação militar com os norte-americanos, que foi revelada pela presidente Tsai Ing-wen no fim de outubro. Nos últimos dois anos, quase 3 mil militares de ambos os países fizeram exercícios em conjunto — e isso não agradou ao secretário-geral do Partido Comunista, Xi Jinping.

Leia mais: “A mídia não tem interesse em falar a verdade sobre a China”, entrevista com Rafael Fontana publicada na Edição 88 da Revista Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.