Neste sábado, 10, o presidente do Irã, Hassan Rouhani, ordenou a ativação de 194 novas centrífugas para enriquecimento de urânio: 164 do tipo IR-6 e outras 30 IR-5. Em 2015, o país assinou um acordo internacional em que se comprometia a utilizar apenas máquinas do tipo IR-1, de “primeira geração”. O ato ocorre durante a celebração de 15 anos de existência do programa nuclear iraniano.
Os equipamentos estão instalados no complexo de Natanz, área central do Irã. De acordo com o governo local, a nação islâmica conseguiu 133 avanços com esse tipo de tecnologia no último ano — e todos estariam relacionados a fins pacíficos.
“Apesar de todas as regulamentações e sanções, os diferentes programas nucleares e os desenvolvimentos tecnológicos continuaram com força total”, disse o chefe do programa nuclear iraniano, Ali Akbar Salehi. “Gostaríamos de aumentar nossos desenvolvimentos nucleares, respeitando o direito internacional e nossa interação com o mundo.”
Leia também: “Como era o Irã antes da revolução islâmica?”
O apoio já declarado à aproximação com países árabes e pouquíssimos sinais a Israel vai levar logicamente a corrida armamentista do Oriente médio. Resultado, EUA novamente fazendo dinheiro com guerras. Algo que a política Trump tinha se afastado…. A incoerência entre discursos e ações
Trump neles!