Revista Oeste - Eleições 2022

Jogos Olímpicos de Inverno começam amanhã na China

Potências democráticas fazem boicote diplomático ao evento
-Publicidade-
O ditador da China Xi Jinping
O ditador da China Xi Jinping | Foto: Reprodução/Flickr

O ditador da China, Xi Jinping, fez nesta quinta-feira, 3, um discurso em vídeo na cerimônia de abertura da 139ª sessão do Comitê Olímpico Internacional (COI). O presidente do órgão esportivo, Thomas Bach, participou do evento. Os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 irão ocorrer em Pequim entre 4 e 20 de fevereiro.

De acordo com o Xi, a preparação da competição engajou “300 milhões de chineses” e promoveu o “desenvolvimento regional”. O político disse que o país “fará o seu melhor para entregar ao mundo jogos organizados, seguros e esplêndidos”.

Boicote ao Jogos Olímpicos de Inverno

-Publicidade-

Países como Estados Unidos, Canadá, Austrália, Reino Unido e Japão anunciaram um boicote diplomático aos Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim. Contudo, essas nações mantiveram o apoio para que suas equipes esportivas participem das disputas.

Na prática, a restrição envolve políticos e representantes de governo. Sua adoção se deu em protesto a violações dos direitos humanos cometidas pela China.

“Os atletas do Team USA têm nosso total apoio”, declarou a secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, em dezembro, ao anunciar o boicote. “Estaremos 100% com eles, enquanto torcemos a partir de casa”. Ela argumentou que a presença de políticos ou diplomatas norte-americanos no evento não poderia ocorrer “diante do genocídio e dos crimes contra a humanidade em Xinjiang e outras violações dos direitos humanos” praticados pelo governo da China.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

2 comentários Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.